Qual foi o primeiro país a usar energia nuclear?

Perguntado por: aneves5 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 5 votos

A termalização de nêutrons foi utilizada na construção do primeiro reator nuclear, em 1942, nos Estados Unidos.

A história da energia nuclear
Em suma, a descoberta da radioatividade está atrelada às primeiras teorias atômicas militares. Durante a Segunda Guerra Mundial, os EUA lançaram a primeira bomba nuclear. Na época, foi a primeira vez que a tecnologia nuclear foi usada fora do contexto.

Estados Unidos

Os Estados Unidos, com 98 usinas em funcionamento, é o país que mais gera energia por fonte nuclear no mundo, sendo responsável por aproximadamente 1/3 da produção total deste tipo de energia. A França, com 58 reatores, e a China, com 45, são os outros dois países com mais unidades em operação.

A primeira usina nuclear brasileira entrou em operação comercial em 1985 e opera com um reator de água pressurizada (PWR), o mais utilizado no mundo. Com 640 megawatts de potência, Angra 1 gera energia suficiente para suprir uma cidade de 1 milhão de habitantes, como Porto Alegre ou São Luís.

Othon Luiz Pinheiro da Silva.

A Agência Brasil ouviu especialistas favoráveis e contrários ao uso desta matriz energética no país. As duas usinas nucleares brasileiras (Angra 1 e 2) respondem por cerca de 2% da geração de energia elétrica produzida no país.

A primeira usina nuclear (de eletricidade) soviética veio a funcionar em 1954, e os franceses começaram a produção de suas primeiras usinas comerciais em 1957. No começo dos 1960s, a energia nuclear se estabeleceu como uma fonte de energia comercialmente viável.

O Brasil possui duas usinas em operação atualmente: Angra 1 e Angra 2, instaladas no município de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro, com potencial de geração de 2 mil megawatts. A inauguração da usina de Angra 3 está prevista para 2015, adicionando mais 1080 megawatts de energia elétrica à disposição.

Hoje, os maiores níveis de radiação nocivos ao corpo humano e ao meio ambiente são encontrados na cidade de Fukushima, no nordeste do Japão.

  • Entenda como funciona uma usina nuclear como a de Chernobyl.
  • O que é radiação e para que ela serve?

Tokyo Eletric Power Company

A maior usina nuclear do mundo é a Tokyo Eletric Power Company, que está instalada no Japão a cerca de 300 quilômetros de Tóquio. A usina foi fechada em 2011 após a ocorrência de um terremoto seguido de tsunami que avariou a usina de Fukushima.

A energia nuclear é gerada por meio de fontes não renováveis, como o urânio. Energia nuclear é a energia resultante das reações que acontecem no núcleo dos átomos, como a fissão e a fusão nuclear.

Três países respondem por 60% do total mundial de capacidade instalada em usinas nucleares e em geração de nucleoeletricidade (Japão, França e EUA). Entre estes, destacam-se a França, com 80% de sua energia gerada por 56 reatores nucleares, e o Japão, com 30%.

Atualmente, o único estado no Brasil que possui a produção de energia nuclear é o Rio de Janeiro. As usinas nucleares estão localizadas no litoral do estado, na cidade de Angra dos Reis, Angra 1 e Angra 2.