Quais são os três tipos de energia nuclear?

Perguntado por: ohernandes . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 8 votos

É usada em mais de 400 centrais nucleares em todo o mundo, principalmente em países como a França, Japão, Estados Unidos, Alemanha, Suécia, Espanha, China, Rússia, Coréia do Sul, Paquistão e Índia, entre outros.

Na fissão nuclear do átomo de urânio-235, além dos núcleos mais leves, são emitidos nêutrons e raios gama. Toda a energia proveniente desse tipo de reação surge em decorrência da pequena diferença de massa entre o núcleo original e os novos núcleos formados.

A energia nuclear é classificada como uma fonte não renovável e alternativa. A energia nuclear é uma fonte produzida especialmente por meio do uso do urânio. A produção dessa fonte energética se dá mediante o processo de fissão nuclear, que gera grandes quantidades de energia.

É na Ásia que se concentra o maior número de novos reatores (cerca de 2/3 do total). A China é o país que tem mais unidades em obras (13), seguido da Índia (7) e da Rússia (6).

Energia nuclear é toda a energia associada a mudanças da constituição do núcleo de um átomo, por exemplo, quando um nêutron atinge o núcleo de um átomo de urânio 235, dividindo-o, parte da energia que ligava os prótons e os nêutrons é liberada em forma de calor. Esse processo é denominado fissão nuclear.

Como nas reações químicas, as reações nucleares podem ser exotermicas (com liberação de energia) ou endotermicas (que requerem alguma energia externa para ocorrer). Podemos citar dois tipos muito importante de reações nucleares: a fissão e a fusão.

A reação de fissão nuclear ocorre quando um núcleo atômico pesado e instável é bombardeado por nêutrons, produzindo dois núcleos menores, nêutrons e energia. A palavra fissão significa uma cisão, quebra, fragmentação ou divisão.

  • Energia Elástica.
  • Energia Potencial Gravitacional.
  • Energia Química.
  • Energia Elétrica.

Sua principal utilização é a produção de energia elétrica, através de usinas termonucleares. Essas usinas funcionam a partir da fissão (separação) nuclear, controlada dentro dos reatores.

O processo físico fundamental para a geração da energia nuclear, a fissão nuclear, foi descoberto por Otto Hahn, Lise Meitner e Fritz Strassman, em 1938-9. Quando o urânio é bombardeado por nêutrons, os núcleos dos átomos absorvem as partículas e tornam-se instáveis, partindo-se em dois pedaços espontaneamente.