Qual é a fonte de energia de uma usina hidrelétrica?

Perguntado por: econceicao5 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 2 votos

A energia gerada por esta fonte vem do aproveitamento da água dos rios. Nas usinas hidrelétricas, as águas movem turbinas que transformam a energia potencial (da água) em energia mecânica e, por fim, em elétrica.

Os combustíveis fósseis, como petróleo, carvão mineral e gás natural, são queimados para produzir eletricidade nas usinas termelétricas. Isso se dá por meio do aquecimento da água, a qual se transforma em vapor e faz as turbinas da usina girarem.

Essa classificação está relacionada ao fato de que a água é.

Um dos elementos principais de uma usina hidrelétrica são as turbinas. As turbinas hidráulicas são projetadas para transformar a energia hidráulica (a energia de pressão e a energia cinética) de um fluxo de água, em energia mecânica. São acopladas a um gerador elétrico, o qual é conectado à rede de energia.

É sobre isso que falaremos a seguir!

  1. Hidrelétricas. Elas são as principais fontes de energia elétrica do país, pois durante muito tempo se valorizou demais a construção de barragens para aproveitar o potencial hídrico. ...
  2. Termelétricas. ...
  3. Eólica. ...
  4. Solar.

A energia hidrelétrica é gerada através da transformação da força da água em energia elétrica. Para aproveitar esta potência, são construídas grandes infraestruturas hidráulicas para extrair o máximo potencial deste recurso renovável, livre de emissões e natural.

As energias renováveis são provenientes da água, do Sol, do vento, da biomassa etc. Já as não renováveis são o petróleo, o gás natural e o carvão mineral. O Brasil faz uso dessas energias, tanto as não renováveis, como o petróleo e gás natural, quanto as limpas, como a elétrica, eólica, solar, entre outras.

4. A hidreletricidade contribui para o armazenamento de água potável. Os reservatórios das usinas hidrelétricas coletam a água da chuva, que pode então ser usada para consumo ou para irrigação. Ao armazenar água, eles protegem os aqüíferos contra o esgotamento e reduzem nossa vulnerabilidade a inundações e secas.

Uma usina hidrelétrica transforma a energia hidráulica de um curso de água, natural ou artificial, em eletricidade renovável. As usinas hidrelétricas podem ser de três tipos: a fio d'água, o reservatório ou o armazenamento.

A água passa por tubos que são interligados às turbinas, fazendo-as girar. Cada turbina é acoplada a um equipamento chamado gerador, formando, assim, a unidade geradora que faz a transformação da energia mecânica, do movimento das pás da turbina, em energia elétrica.

A energia hidráulica é obtida pelo aproveitamento do potencial gravitacional da água corrente e de quedas d'água.

O potencial hidrelétrico brasileiro é estimado em 172 GW, dos quais mais de 60% já foram aproveitados. Aproximadamente 70% do potencial ainda não aproveitado está localizado nas bacias hidrográficas Amazônica e Tocantins - Araguaia.

A energia gerada é enviada, através de cabos condutores, até os transformadores –três para cada unidade geradora. A função desse equipamento é elevar a tensão da eletricidade de 18 kV (quilovolts) para 500 kV.

A energia elétrica é gerada pela conversão da energia mecânica ou química em elétrica. Essa transformação acontece a todo o momento. Um moinho de vento, por exemplo, converte energia mecânica em energia elétrica com ajuda do vento.

As 5 principais são: hidrelétrica, termoelétrica, eólica, nuclear e solar.

  • Energia Hidrelétrica. ...
  • Energia Termoelétrica. ...
  • Energia Eólica. ...
  • Energia Nuclear. ...
  • Energia Solar.