Como está a cidade de Chernobyl hoje em dia?

Perguntado por: ramorim . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.2 / 5 16 votos

Atualmente, o nível de radiação em Chernobyl está normalizado, o que permite até mesmo realizar um tour guiado em determinadas áreas da cidade. Apesar dos níveis terem aumentado no começo do ano devido a invasão Russa, que ocasionou uma movimentação na região, eles já se encontram novamente adequados para o local.

Como é Chernobyl hoje
Dentro do novo sarcófago há o reator destruído da quarta unidade de energia e restos de resíduos nucleares, diz a ONU. Os números de 2022 da organização mostram que 2700 pessoas estão atualmente empregadas em Chernobyl.

Em seu interior há pelo menos 200 toneladas de cúrio radioativo, 30 toneladas de pó altamente tóxico e 16 toneladas de urânio e plutônio. Acredite, é seguro tirar sua selfie por ali.

Os cientistas disseram anteriormente que, devido à enorme quantidade de contaminação na área de Chernobyl, a zona de exclusão não será habitável por muitos e muitos anos. Especialistas disseram que levará pelo menos 3 mil anos para que a área se torne segura, enquanto outros acreditam que isso é muito otimista.

Muitos animais domésticos foram abandonados em Chernobyl após o acidente nuclear. Como esses animais não se espalham por grandes territórios, a maioria foi deixada viva.

Dependendo dos fatores de exposição, principalmente da forma como se deu a exposição, a radiação pode permanecer por muitos e muitos anos na superfície ou no corpo de um indivíduo.

É possível "visitar" a usina de Chernobyl, na Ucrânia, pelo Google Maps, aplicativo disponível para Android e iPhone (iOS).

Usina de Fukushima

1) Usina de Fukushima, Japão
Porém, o acidente é consequência do momento em que a usina foi atingida por um enorme tsunami decorrente de um maremoto.

A visita a Chernobyl só pode ser feita através de tours registrados pelo governo da Ucrânia. O controle é altamente rigoroso, tanto na entrada, como na saída. É como se o turista estivesse entrando em outro país, passando inclusive pela imigração. É obrigatória a apresentação do passaporte.

A cidade de Chernobyl costumava ter uma população de 14 mil habitantes. Na sala de estar, eles têm plantas perto da janela, algumas cadeiras confortáveis, uma TV e um aquário brilhante cheio de peixes agitados.

Esse acidente aconteceu no reator 4 da usina de Chernobyl e foi resultado de falha humana, uma vez que os operadores do reator descumpriram diversos itens dos protocolos de segurança.

O iodeto de potássio é um sal que é usado clinicamente para auxiliar no tratamento de radiação e também tem uso no campo da fotografia. É comumente conhecido como “pílula de iodo” ou “pílula anti-radiação”.

Conta-se que os três "mergulhadores" morreram de doença da radiação como consequência. Mas todos, na verdade, sobreviveram. O líder da manobra, Borys Baranov, morreu em 2005.