Qual o suco que aumenta a pressão?

Perguntado por: lcardoso . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.5 / 5 7 votos

O suco de abacaxi com gengibre e chá verde é bastante rico em água e minerais, o que ajuda a aumentar a quantidade de sangue e aumentar a pressão arterial. Além disso, o gengibre é uma raiz adaptógena o que significa que ajuda a regular a pressão arterial para níveis ótimos, quer esteja elevada ou baixa.

Se você respondeu banana, acertou! O item é uma excelente fonte de potássio, um mineral que tem influência direta sobre a nossa pressão arterial.

Além da água, bebidas isotônicas, por conter sódio e eletrólitos, também são indicadas, pois repõem a hidratação. - No momento em que estiver com a pressão baixa, aumente o consumo de sal. - Evite calor excessivo. Banhos muito quentes também podem diminuir a pressão.

Um crescente corpo de pesquisas científicas mostra que o suco de laranja 100% e suas vitaminas e minerais podem desempenhar um papel benéfico na redução da pressão arterial e outros fatores de risco para doenças.

Cafeína e pimenta são capazes de elevar a pressão arterial
“Substâncias estimulantes podem elevar a pressão arterial, como pimenta, ginseng, cafeína, chá verde, chá preto e alcaçuz.

A obesidade, o sedentarismo, o estresse, o tabagismo e quantidades excessivas de álcool ou sódio (sal) na dieta podem desempenhar um papel no desenvolvimento da hipertensão arterial em pessoas que têm uma tendência hereditária para desenvolvê-la. Na maioria das pessoas, a hipertensão arterial não causa sintomas.

Ana Catarina Periotto, também cardiologista, cafeína, gengibre e pimenta também contribuem para o aumento da pressão. Diversos alimentos típicos do cotidiano de grande parte da população possuem sódio em excesso e, portanto, fazem mal para a pressão.

A pressão arterial baixa, ou hipotensão, é quando esta fica abaixo de 9 mmHg x 6 mmHg, ou seja, 9 por 6, quando os valores ideias seriam, segundo a referência internacional, ao redor de 12 por 8.

Chamada de hipotensão pelos profissionais de saúde, essa condição se caracteriza por níveis de pressão arterial abaixo de 9 por 6. Significa que a força máxima exercida para impulsionar o sangue pelas artérias ficou em 90 mmHg, e a mínima, quando o coração relaxa, foi de 60 mmHg.

Até mesmo pessoas saudáveis podem sentir os sinais de pressão baixa. Geralmente, isso ocorre devido a longos períodos de jejum, calor intenso, movimentos bruscos ao levantar; excesso de consumo de diuréticos, entre outras causas.

O gengibre pode ser usado, porém com moderação assim como a canela. Já alimentos como chá verde, guaraná em pó e cafeína, não são indicados para hipertensos.

Uva. “Comer e tomar o suco dessa fruta também faz muito bem para a saúde. Ela possui compostos bioativos com ações antioxidante e anti-inflamatória, além de potássio. As substâncias ajudam a relaxar os vasos sanguíneos, contribuindo para o controle da pressão arterial.”

O chá de gengibre também é visto como eficaz, assim como o uso da raíz na alimentação atua na pressão arterial beneficamente. Outros chás também já foram classificados como eficientes no caso da pressão alta. No entanto, é muito importante conversar com um médico sobre o assunto para maior esclarecimento.

Abaixo de 9/5, a pressão é considerada baixa, e não se trata de uma doença, mas pode causar mal estar, com tonturas, náuseas ou desmaios. Acima de 13,5/8,5, os valores já são considerados altos.

Quando está está pressão está acima acima de 140 x 90 ou 14 x 9 milímetros de mercúrio (mmHg), o individuo é considerado hipertenso, podem provocar lesões em órgãos alvos como o coração, as artérias, os rins, o cérebro e os olhos.

Para algumas pessoas ter uma pressão abaixo de 12/8, como, por exemplo, 10/6, é normal. Já valores iguais ou superiores a 14 (máxima) e/ou 9 (mínima) são considerados como hipertensão para todo mundo.