Qual o ponto positivo do capitalismo?

Perguntado por: rmenezes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 8 votos

O sistema capitalista tem como principais vantagens: liberdade econômica; inovação tecnológica; ampla concorrência entre as empresas.

Toda a função e finalidade do capitalismo é facilitar a criação e produção de valor — bens e serviços que contribuem para a vida de uma pessoa e para seu bem-estar. O capitalismo estimula que os esforços criativos e produtivos sejam direcionados para a satisfação dos desejos e das necessidades dos outros.

O objetivo do capitalismo é a obtenção de lucros cada vez maiores e esses lucros são decorrentes do trabalho dos proletários nos meios de produção – fábricas, comércio, agricultura.

Positivo: igualdade - hipotética - entre trabalhadores. Situação econômica mais igualitária; maior justiça social. Forte senso comunitário e social. Negativo: pouco incentivo pessoal ao desenvolvimento e produção; baixa geração de riquezas.

A globalização e o livre comércio andam juntos com a liberdade econômica. E a expansão da liberdade econômica coincidiu com essa impressionante redução na pobreza extrema global.

E isso porque foi iniciada, há algumas décadas, a transformação capitalista da agricultura brasileira, o que implicou: a) a mecanização e o aumento da produtividade da economia rural; b) o recurso à química e à biologia para aperfeiçoar as culturas; c) a consequente liberação de mão de obra agrícola e urbanização das ...

De maneira prática, o capitalismo atual é pautado na premissa de que terá mais sucesso quem acumular mais riqueza, ao possuir os meios de produção. É nesse cenário em que nos acostumamos com as noções de propriedade privada, o acúmulo de capital, a competição do livre mercado e o trabalho assalariado.

Capitalismo Financeiro
Para muitos, essa é a atual fase do capitalismo, marcada pelo protagonismo exercido pela especulação financeira e pela bolsa de valores, que passou a ser uma espécie de “termômetro” sobre a economia de um país.

Capitalista é o indivíduo que vive com base no rendimento do capital financeiro privado. Este termo também pode estar relacionado a tudo o que é relativo ao capitalismo, um sistema socioeconômico caracterizado pela produção e distribuição de bens e serviços por propriedades privadas que visam o lucro.

O primeiro e principal pilar para um modelo econômico consciente é a busca por um propósito maior em vez de apenas o lucro. Isso significa que as empresas devem pensar quais impactos querem causar na sociedade e de que forma farão isso.

Por um lado, alguns estudos afirmam que a desigualdade social surgiu com o capitalismo, pois este se baseia na ideia de acumulação de capital e de propriedade privada. O capitalismo também incita o princípio da competição e classifica o nível das pessoas baseados no capital e no consumo.

O capitalismo é um sistema econômico que se pauta na busca pelo lucro. O socialismo defende a distribuição da riqueza produzida pela sociedade de maneira igualitária. O capitalismo defende o individualismo e a propriedade privada. O socialismo defende a coletividade, a igualdade e se opõe à propriedade privada.