Qual o planeta que gira Anti-horário?

Perguntado por: acrespo . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.7 / 5 4 votos

É importante considerar que nem sempre a rotação dos planetas é no sentido anti-horário, a exemplo de Urano e Vênus, que giram no sentido horário.

No Sistema Solar, apenas Vênus e Urano têm a chamada rotação retrógrada (ou seja, giram em sentido contrário ao dos outros planetas, incluindo a Terra). Os astrônomos acreditam que sua rotação tenha sido, no princípio, como a dos demais planetas.

Desde os anos 1960, os cientistas acreditam que essa obliquidade acentuada seria fruto de um choque violento entre Urano e um grande embrião planetário. Mas sempre houve um problema com essa explicação: as dezenas de luas e anéis de Urano também giram em torno do eixo de rotação extremamente inclinado do planeta.

Sendo assim, o sentido adotado até hoje depende de uma série de fatores, como as turbulências das colisões e os campos magnéticos em formação. Portanto, após muitos choques em várias direções, o último deles criou esse movimento de giro da Terra para o sentido anti-horário.

Saturno

No início da noite, Júpiter será o único planeta visível, bem alto no céu. De madrugada, Saturno tornar-se-á novamente visível na direção leste, pouco antes do nascer do Sol, na constelação de Virgo.

A razão mais provável para esta variação tem a ver com a interação entre a superfície e a atmosfera de Vênus. Embora se assemelhe ao nosso planeta por sua massa e tamanho, o planeta vizinho tem uma atmosfera muito mais densa, cujo atrito pode modificar sua rotação em função dos ventos e das temperaturas.

O mais provável é que a vida no planeta seria extinta. Nessa situação, o dia e a noite durariam seis meses. Nesse sentido, duas situações antagônicas poderiam acontecer: o mundo iria se tornar extremamente quente ou entraria em uma era glacial.

Todos os planetas, com exceção de Vênus, giram no mesmo sentido de rotação que a Terra.

Vénus gira sobre seu eixo a cada 243 dias terrestres – de longe, a mais lenta rotação entre todos os planetas. No equador, a superfície venusiana gira a 6,5 km/h, enquanto, na Terra, a velocidade de rotação é de cerca de 1 670 km/h.

Por meio de observações, os pesquisadores notaram que as 82 luas que rodeiam Saturno estão se afastando do planeta em uma velocidade muito maior do que a que eles haviam estimado. Como consequência desse processo, Saturno se inclina cada vez mais.

Com o desaparecimento de seu movimento de rotação em torno do Sol, a Terra seria continuamente atraída em linha reta em direção ao Sol, cerca de 65 dias chocaria com a sua superfície. Obviamente, muito antes disso, estaríamos literalmente cozidos devido à enorme temperatura nas proximidades da atmosfera solar.

A resposta é a lei da gravidade. Essa força sempre nos puxa para o centro do planeta – como é um astro, não se fala em 'cima' ou 'baixo' – e é a responsável por não nos deixar cair durante os movimentos de rotação e translação.

Na Terra, marcamos a passagem do tempo em dias, que são divididos entre um período de luz solar e a noite. A rotação da Terra, o giro em torno de si mesma, leva 23 horas e 56 minutos.