Qual o nosso endereço no universo?

Perguntado por: ngois . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.5 / 5 2 votos

Mas afinal, qual é o nosso lugar no Universo? Partindo do planeta Terra, nosso horizonte se expande ao Sistema Solar, que contém mais sete planetas. Este sistema se encontra em um dos braços da nossa galáxia: a Via Láctea; que faz parte do Grupo Local, um grupo de galáxias próximas.

Em resumo, o endereço da localização do Sistema Solar é: Nuvem Interestelar Local, na região da Bolha Local, dentro da galáxia da Via Láctea, no Braço de Órion.

Parque Nacional do Desengano, Rio de Janeiro
A área preservada oferece uma visão excepcional das estrelas, permitindo, inclusive, ver a Via Láctea de forma bem clara.

A nossa galáxia foi batizada de Via Láctea por causa do seu aspecto esbranquiçado.

A Via Láctea exibe braços espirais. Sendo Perseu, Sagitário, Centauro e Cygnus os braços principais. O nosso sistema solar está localizado em um braço chamado Orion. O nosso Sol se encontra a 26.000 anos-luz do centro da Via Láctea.

Poluição luminosa do Brasil é maior do que a de toda a União Europeia junta. Mais de um terço da população mundial não consegue ver a Via Láctea do local onde moram. A informação foi divulgada em um novo atlas global da poluição luminosa publicado no jornal científico Science Advances.

CHAPADAS – As Chapadas Diamantina (BA), dos Guimarães (MT) e dos Veadeiros (GO) são destinos ideais para apreciar o céu em qualquer momento do dia e da noite.

Tem um pessoal muito modesto falando em milhões de sóis (supondo que falas de estrelas pois o Sol é apenas a nosssa estrela), na verdade existe bilhões de estrelas só na nossa galáxia e como existem centenas de bilhões de galáxias no universo, o número total de estrelas (= sóis) chega à cifra de sextilhões ( ...

Existem mais de 5.000 mundos além do nosso sistema solar, diz Nasa.

UGC 2885

A Galáxia UGC 2885 é a maior conhecida no Universo, de acordo com a Agência Espacial Europeia (ESA).

Nós moramos em uma galáxia chamada Via Láctea, uma linda espiral que é repleta de curiosidades.

No centro da Via Láctea, a 26 mil anos-luz do planeta Terra, fica um buraco negro supermassivo denominado Sagitário A*, cuja primeira imagem foi divulgada no ano de 2022.

Dentro dele, no exato ponto central, existe o buraco negro supermassivo Sagittarius A* (cuja sigla é Sgr A*), com cerca de 4,31 milhões de vezes a massa do Sol.

Uma pesquisa feita por astrônomos do Instituto de Astrofísica de Paris mostra que, em média, cada estrela da Via Láctea é orbitada por 1,6 planetas. Em outras palavras – existem cerca de 160 bilhões de planetas alienígenas (que ficam fora do Sistema Solar) em nossa galáxia.

Lua Nova. É possível visualizar os seres mais delicados e em maior número, como planetas, Via Láctea, nebulosas e constelações.