Qual o nome desses conjuntos que formam o universo?

Perguntado por: rgoulart . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.9 / 5 6 votos

As galáxias são conjuntos de estrelas, poeira, gases e matéria escura que formam o Universo.

De uma forma geral, o Universo é formado por galáxias, estrelas, nebulosas, planetas, satélites, cometas, asteroides e radiações – e outras coisas mais que ainda não descobrimos. A matéria negra, por exemplo, é uma forma de matéria que não se comporta como a matéria comum, mas existe.

O termo Universo pode ser usado em sentidos contextuais ligeiramente diferentes, denotando conceitos como o cosmo, o mundo ou a natureza.

Através da Cosmologia, conseguimos medir a composição do universo em quatro componentes: Radiação (formada pelo fótons, que são partículas de luz), matéria “bariônica” (que constitui tudo que conhecemos), matéria escura e energia escura.

O Sistema Solar é composto por oito planetas e localiza-se na Via Láctea. O Sistema Solar é um conjunto formado por oito planetas e outros corpos celestes, que orbitam o Sol, a sua principal estrela. Está localizado na Via Láctea, uma das galáxias que formam o Universo.

Quark, glúon, elétron e fóton estão entre as primeiras partículas fundamentais formadas no Big Bang. Da combinação de partículas de quark, ainda nos primeiros segundos de vida do universo, foram formados prótons e nêutrons, os componentes dos núcleos atômicos.

A teoria do surgimento do universo mais aceita atualmente é que ele teve início com o Big Bang quente há aproximadamente 13,7 bilhões de anos (tempo previsto pela Lei de Hubble, que encontra interpretação na Relatividade Geral) e tem se expandido e esfriado ao longo do tempo, formando as estruturas que conhecemos hoje.

Biosfera → conjunto de regiões do planeta Terra capaz de abrigar formas de vida.

A maioria dos astrônomos concorda que a maior coisa no universo é a teia cósmica. É um andaime sem fim de aglomerados de galáxias cercados por matéria escura e se assemelha a uma teia de ar tridimensional.

Hidrogênio, hélio e lítio, os elementos mais leves da tabela periódica, foram os primeiros a se formar no Universo. Evidências teóricas e observacionais apontam para a produção desses elementos nos primeiros três minutos após o Big Bang, o evento físico responsável pela criação do Universo há 13.8 bilhões de anos.

Os átomos dos elementos químicos mais leves, principalmente Hidrogênio (H) e Hélio (He), foram formados quando o Universo era jovem, denso e quente. Essa é a chamada Nucleossíntese Primordial.

Via Láctea: é a galáxia em que está localizado o Sistema Solar e, portanto, onde vivemos.

De acordo com a hipótese, as estrelas se formam dentro de densas e massivas nuvens de hidrogênio. Depois disso, um disco de gás se forma em volta da estrela, e planetas rochosos podem se formar a partir dele por meio da colisão caótica de grandes pedaços acumulados de matéria.

O Sistema Solar é formado por oito planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Já Plutão, anteriormente classificado como planeta, foi rebaixado para planeta anão.

Corpos celestes formados por uma parte sólida (núcleo), gelo e impurezas. Ao aproximar-se do Sol, esse gelo sofre evaporação e grãos de poeira ejetam-se, provocando reflexão da luz solar.