Qual é o objeto mais antigo do Universo?

Perguntado por: ahilario . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.5 / 5 9 votos

O aglomerado M92 está localizado a uma distância de 26.700 anos-luz da Terra. É um aglomerado que está na constelação de Hércules. É estimado que o aglomerado tenha cerca de 54 anos-luz de raio.

O objeto mais antigo do Universo foi observado por um grupo internacional de astrônomos. Trata-se de uma estrela que estava explodindo (e morrendo) na infância do cosmo, meros 630 milhões de anos após o Big Bang.

Maior objeto já descoberto. Grande Muralha Hércules-Corona Borealis. 2013. Um filamento galáctico com aproximadamente 10 bilhões de anos-luz (3 Giga parsecs) em sua maior dimensão, por 7,2 bilhões de anos-luz (2,2 Gigaparsecs) na outra.

Há algum tempo atrás, uma equipe de astrônomos descobriu algo que pode ser a maior “coisa” do Universo e que é observável. Se trata de um anel de nove explosões de raios gama, com incríveis cinco bilhões de anos-luz de diâmetro.

Pequenas partículas de poeira estelar datadas de sete bilhões de anos foram encontradas em um meteorito que caiu na Austrália, em 1969. Esse é o material mais antigo já encontrado na Terra, e é dois bilhões de anos mais velho que o próprio planeta.

Nosso Universo foi criado há 13,8 bilhões de anos, com o Big Bang. No começo, não havia estrelas, nem galáxias ou seres vivos. Apenas hidrogênio, hélio e muita energia. As primeiras estrelas e galáxias provavelmente surgiram cerca de 200 milhões de anos depois do Big Bang.

UY Scuti

Quando se trata de volume, o topo da lista está ocupado pela UY Scuti, uma estrela hipergigante vermelha a aproximadamente 9,5 mil anos-luz da Terra e cujo diâmetro é 1700 vezes maior que o do Sol, segundo um estudo publicado em 2013 na revista Astronomy and Astrophysics.

Até hoje, o objeto mais pesado sobre as águas é um porta-aviões norte-americano, que pesa cerca de 100 mil toneladas.

UGC 2885

A Galáxia UGC 2885 é a maior conhecida no Universo, de acordo com a Agência Espacial Europeia (ESA).

Astrônomos criaram uma nova categoria de planeta após a descoberta de um objeto que tem massa 17 vezes maior que a Terra. A nova categoria é chamada de "mega-Terra" e refere-se à descoberta do Kepler-10c, que tem uma superfície parecida com a do nosso planeta, mas muito maior.

Um ano-luz é o equivalente a cerca de 9,46 trilhões de quilômetros no total, o que significa que a luz pode percorrer essa distância em um ano terrestre (365 dias). Próxima Centauri, a estrela mais perto da Terra, está a 4,3 anos-luz de distância, ou seja, mais de 40 trilhões de quilômetros.

Você saberia dizer qual é a maior “coisa” que existe no universo? Se for falar que é a língua da sua sogra, saiba que você está errado. Astrônomos dos EUA e da Hungria acabaram de identificar um anel resultante da explosão de raios gama que tem nada menos que 5 bilhões de anos-luz de diâmetro!

É simples, no espaço nada tem peso e por isso os astronautas flutuam, o que não quer dizer que ele perde sua massa. A massa é a medida da quantidade de matéria que um objeto contém.

A largura atual do universo observável é de cerca de 90 bilhões de anos-luz.

Afinal, até onde sabemos, as coisas mais rápidas existentes no espaço são os fótons de luz, que se movem a aproximadamente 300 milhões de m/s.