Qual o nome do médico especialista em hormônios femininos?

Perguntado por: lcosta . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 11 votos

Responsável por diagnosticar e tratar doenças relacionadas com os hormônios e o metabolismo, o endocrinologista cuida desde doenças muito prevalentes como diabetes, obesidade, distúrbios de tireoide; até outras mais raras como acromegalia e Síndrome de Cushing, entre outras.

endocrinologista

A endocrinologia é a especialidade médica que cuida do funcionamento das glândulas, responsáveis por produzir e secretar diversos hormônios em nosso organismo.

– A reposição hormonal é um ato médico e somente pode ser feita por profissionais médicos. A especialidade que trata de alterações hormonais é a Endocrinologia e Metabologia.

endocrinologista

A função do médico endocrinologista é diagnosticar e tratar doenças relacionadas com distúrbios hormonais e metabólicos. Esse profissional costuma atender em consultórios, contudo, ele pode atuar ainda em ambulatórios e unidades de internação, além de laboratórios de hormônios, patologia, e radioimunensaio.

Principais áreas de atuação do endocrinologista: Reposição Hormonal da Menopausa – A reposição hormonal é um tratamento eficaz, feito com hormônios iguais aos da própria mulher, para amenizar o desconforto e riscos causados pela menopausa.

As mulheres vêm optando por uma reposição hormonal natural através de alimentos fitoterápicos conhecidos como fitoestrógenos. Os fitohormônios são encontrados em diversas plantas (folhas, frutos, raízes e sementes), como: o alcaçuz, a linhaça, inhame, sementes de linhaça, mas a fonte mais conhecida é a soja.

Qualquer alteração na produção da insulina provoca o excesso de açúcar no sangue, podendo caracterizar, assim, a diabetes. Se existe histórico familiar, ou se você observar que está com muita sede, vontade de fazer xixi ou perda de peso aparente e sem motivo, é hora de procurar o Endocrinologista.

Assim, quando pensamos em quem cuida da menopausa, acabamos pensando neste profissional e isso não está errado. O ginecologista poderá te ajudar a encontrar o tratamento para os sintomas da menopausa, incluindo as ondas de calor, alterações de humor, insônia, ressecamento vaginal e outros.

O exame de sangue é o que possibilita a análise das taxas hormonais. Com ele, há o estudo dos níveis do hormônio responsável pelo desenvolvimento do óvulo. A medida é baseada no FSH, hormônio folículo estimulante, no LH, hormônio luteinizante e no estradiol, principal hormônio sexual feminino.

A terapia de reposição hormonal é um tratamento eficaz para aliviar sintomas comuns que acompanham a menopausa – a lista inclui ondas de calor, ressecamento vaginal e mudanças de humor. Também é indicada para prevenir a perda óssea que ocorre a partir dessa fase e que, em longo prazo, pode levar à osteoporose.