Qual o nome da anemia por falta de vitamina B12?
Anemia Perniciosa, doença autoimune causada pela deficiência de vitamina B12. Anemia perniciosa, um subtipo da anemia megaloblástica, caracteriza-se pela deficiência de vitamina B12, que não é absorvida pelo organismo. Formigamento e dificuldades para andar podem acometer o portador da doença.
Qual o tipo de anemia é causada pela deficiência de vitamina B12
A deficiência de vitamina B12 devido à falta de fator intrínseco provoca um tipo de anemia chamada anemia perniciosa. A absorção pode ser inadequada nos idosos, porque a acidez do estômago é reduzida.
O que vem a ser anemia perniciosa
A anemia perniciosa é um tipo de anemia megaloblástica causada pela falta da vitamina B12 (ou cobalamina) no organismo. A anemia perniciosa faz parte do grande grupo de anemias megaloblásticas que são causadas pela deficiência da vitamina B12 no organismo.
Quais os perigos da anemia perniciosa
Se não tratada corretamente, a anemia perniciosa pode causar danos irreversíveis ao sistema nervoso, gerando sintomas como dormência, formigamento, perda de equilíbrio, alterações de memória e até mesmo demência.
Como identificar anemia por B12
Pessoas com anemia por deficiência de vitamina B12 de grau leve podem não apresentar nenhum sintoma. Quando o nível de vitamina b12 torna-se muito baixo, os sintomas abaixo podem ser observados: Pele pálida ou palidez no tecido que reveste o interior das pálpebras.
Qual é o pior tipo de anemia que existe
Anemia aplástica
É uma doença rara e grave, que pode ser congênita ou desencadeada por fatores externos, como infecções, câncer e exposição à radioterapia e/ou quimioterapia. Os sintomas da anemia aplástica incluem manchas roxas ou avermelhadas na pele, sangramentos, palidez, cansaço e recorrência de infecções.
Quais são os 4 tipos de anemia
Conheça os diferentes tipos de anemia
- Anemia por deficiência de ferro.
- Anemia perniciosa e deficiências de vitamina B12 e ácido fólico.
- Anemia aplástica.
- Anemias hemolíticas.
- Anemia das doenças crônicas.
Qual exame detecta anemia perniciosa
Para fazer o diagnóstico da anemia perniciosa é preciso fazer alguns exames como: Hemograma completo: esse teste mede os níveis de vitamina B12 e de ferro no sangue; Exame de deficiência de vitamina B12: a médica ou o médico pode avaliar os seus níveis de vitamina B12 por meio de um exame de sangue.
Qual é a diferença entre anemia ferropriva e anemia perniciosa
Existem vários tipos de anemias, mas nem todas são de causas nutricionais. As anemias que estão diretamente envolvidas com a alimentação são as chamadas: anemia ferropriva (deficiência de ferro) e anemias megaloblastica ou perniciosa (defiência de Vitamina B9 ou B12).
Qual médico trata anemia perniciosa
O médico a ser procurado para o tratamento de anemia perniciosa é o hematologista, com o objetivo de diagnosticar e tratar corretamente as suas causas. Os pacientes com diagnóstico da doença devem aplicar a vitamina B12 (via intramuscular ou sublingual) periodicamente.
O que comer quando se tem anemia perniciosa
Alimentos como carnes em geral, ovos, leguminosas, vegetais verde-escuros, aveia, pães e cereais fortificados, castanhas e sementes, são boas fontes de ferro e de folato.
Como subir a vitamina B12 rápido
Para todos os pacientes, é indicado orientar sobre alimentos ricos em vitamina B12, tais como: ovos, carne, leite e produtos lácteos, salmão, bacalhau e alimentos fortificados (cereais, pães, leite vegetal). Alimentos fortificados são uma boa opção para dietas com restrição de alimentos de origem animal [7].
O que faz perder a vitamina B12
Algumas interações que prejudicam a absorção da vitamina B12 são tabaco e álcool, por exemplo. Além disso, as principais fontes desse nutriente são de origem animal e, portanto, quem é vegetariano ou vegano provavelmente necessitará de suplementação.