Qual o melhor tipo de quiabo?

Perguntado por: oribeiro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 10 votos

No mercado brasileiro de quiabos, o mais cultivado hoje é o tipo Santa Cruz. Produtivo e de planta compacta, ele garante o sucesso de inúmeras lavouras e traz mais sabor aos pratos, sendo comercializado pela ISLA Sementes como uma variedade OP que você encontra aqui.

As variedades mais apreciadas são as precoces, bastante produtivas, com frutos de 8-12 cm de comprimento e que, no ponto de consumo, têm coloração verde de duas tonalidades: verde mais escura e verde bem clara.

  • Quiabo Híbrido Guará
  • Quiabo Híbrido Canindé
  • Quiabo Híbrido Cariri.
  • Quiabo Carcará

A Abelmoschus esculentus, nome científico do quiabeiro, é uma planta que produz o quiabo e pode crescer de 2 a 3 metros de altura. No entanto, o tamanho e a altura podem variar dependendo do tipo de cultivar e das condições de cultivo, como o clima, o solo e os cuidados com a planta, que veremos mais abaixo.

QUIABO HÍBRIDO CANINDÉ
Variedade quinada de quiabo, pouco conhecida no Brasil. Permite a colheita jovem, desenvolvendo frutos muito crocantes e saborosos. Apresenta ótima adaptabilidade em diferentes regiões de cultivo e excelente conservação pós-colheita.

Santa Cruz

No mercado brasileiro de quiabos, o mais cultivado hoje é o tipo Santa Cruz.

As variedades tradicionais iniciam a primeira colheita aproximadamente aos 70 dias, já o Apuim inicia a produção cerca de 30 dias antes, ou seja, em torno de 40 dias após o plantio é possível iniciar a colheita do material.

Ele precisa estar firme, verdinho e sem manchas. E, não muito alongado e amarelado, porque a probabilidade de estar muito fibroso é bem provável, segundo a chef. “Eu tenho um jeito particular de escolher, desde quando morava em Minas, que é quebrar a pontinha do quiabo para ver se ele está fibroso.

Agora, se você vive em uma região em que o clima é mais ameno, a melhor época para começar a plantar quiabo é de agosto a março. Em contrapartida, se as altas temperaturas são predominantes, você não terá problemas, afinal pode cultivar o fruto o ano todo.

O pé de quiabo leva pouquíssimo tempo para produzir. A colheita se inicia entre 70 e 80 dias após a semeadura.

O gosto cru lembra muito um tipo de pepino mesmo, porém mais saboroso e menos aguado. Porém, quando cozido, ele lembra mais uma abobrinha italiana. Não tem nenhum tipo de baba – que o nome quiabo poderia sugerir.