Qual a função do quiabo no intestino?

Perguntado por: ihilario3 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 9 votos

O consumo frequente de quiabo, por fornecer boas quantidades de fibras, é aliado na redução e prevenção da prisão de ventre / constipação intestinal.

Estimula o funcionamento do intestino: o quiabo contém alto teor de fibras, 16,32% da ingestão diária recomendada, que desempenha papel importante para o bom funcionamento do intestino, já que contribuem para a formação do bolo fecal, estimulando a movimentação intestinal e a eliminação das fezes.

Entre os mais recomendados para a saúde intestinal, devido ao alto teor de fibras, podemos citar a abóbora, o quiabo, o tomate, o pepino, a vagem, o aspargo e a batata-doce.

Também é uma boa fonte de vitamina A, vitamina C e folato, além de ter pouco carboidrato. O quiabo também é um remédio popular utilizado para o controle da diabetes. Estudos mostraram que, de fato, o vegetal tem efeitos positivos na diminuição dos níveis de açúcar no sangue e na inibição da produção de colesterol.

Pesquisadores da Unicamp, em parceria com o Instituto Agronômico de Campinas, descobriram que o quiabo melhora a funcionamento do intestino e aumenta a sensação de saciedade. Além disso, ele reduz o colesterol e controla o nível de açúcar no sangue. O quiabo tem vitaminas, minerais, proteínas e principalmente fibras.

Se você não é fã do quiabo cru saiba que mesmo depois de processos de cozimento ele continua altamente nutritivo. Vale, porém, um alerta: o quiabo tem altos níveis de oxalato, uma substância que facilita a formação de pedras no rim e na vesícula. Por isso, o consumo máximo sugerido é de meia xícara por dia.

Comer alimentos frescos pode ajudar com um intestino inflamado e proporcionar alívio. Uma das melhores maneiras de começar uma dieta com esse intuito é incluir alimentos ricos em fibras, como arroz integral, quinoa, folhas verdes e legumes.

Beber muita água e manter-se hidratado é uma ótima maneira de regular a digestão. Durante a lavagem intestinal, é necessário tomar de seis a oito copos de água morna por dia. Além disso, incluir alimentos com alto teor de água, como frutas e vegetais, também ajuda a limpar o intestino.

Pessoas em tratamento da inflamação no intestino precisam beber bastante água para repor os líquidos em decorrência dos vômitos e diarreias, e consumir alimentos leves e de fácil digestão. Prefira os alimentos pastosos, como legumes cozidos, frutas e carnes magras.

A nutricionista celular e especialista em nutrição clínica, Eliane Petean Arena, disse que o quiabo é um vegetal composto por mucilagens. Essas substâncias já foram associadas ao combate da inflamação nas vias respiratórias e ao auxílio ao tratamento da inflamação intestinal.