Porque o queijo coalho não derrete?

Perguntado por: adantas . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 17 votos

Os queijos que não passam pelo processo de aquecimento, esticamento e puxamento, não derretem. Além disso, o derretimento de um queijo também está diretamente ligado à sua composição química e processos de maturação.

Se o queijo se apresentar muito duro deve ser por corte irregular do grão. Farinhoso pode ser pelo excesso de soro, ou agitação insuficiente da massa, também por temperatura alta da massa, ou ainda muita acidez ou sal ou cloreto de cálcio.

A massa é esticada e espichada, e acaba formando fios. Depois, o queijo é enformado e resfriado, mantendo a estrutura de fios na massa. Isso faz com que, quando aquecidos em casa, eles amoleçam e não desmanchem. Os queijos que não passam pelo processo de aquecimento, esticamento e puxamento, não derretem.

Mas um detalhe é visível ao consumidor: ele deve evitar o queijo coalho que está soltando muito soro, pois é sinal de que não foi bem prensado, assim como verificar o cheiro do produto e, se possível, pedir para provar antes de comprar.

Causas: o coalho está velho ou foi guardado em condições não adequadas; a temperatura do leite pode estar acima ou abaixo da recomendada para ocorrer a coagulação; o coalho foi diluído em água quente; o cálculo da quantidade de coalho não está correta; o leite pode ter sido misturado com o colostro; o leite foi ...

Para ressuscitar um pedaço (ou fatias) de queijo que ficou ressecado, deixe-o por alguns minutos mergulhado em leite morno, assim o queijo ficará macio novamente.

Para isso, embrulhe o queijo num pano molhado por 48 horas. Depois, raspe toda a superfície e rale normalmente.

Você pode guardar o queijo tanto na embalagem original, quanto em potes de vidro ou plástico fechados. As porções também podem ser enroladas em plástico filme. Outra dica importante é colocar o queijo na parte menos fria e mais úmida da geladeira. A gaveta de legumes é a melhor opção.

A temperatura do leite deve estar entre 32 ºC e 34 °C, que é a faixa de temperatura ótima para a atuação do coalho.

Às vezes é bem crocante, às vezes meio borrachudo. O som do queijo, nesse caso, tem explicação científica: o pedaço vibra quando você crava seus dentes nele, graças à natureza porosa da coalhada com que foi feito e do ar que fica preso dentro dessa coalhada.

Queijo “mole” (baixa consistência, excesso de umidade): Tempo de mexedura* insuficiente conseqüentemente os grãos retém mais umidade (água). Cada queijo requer uma determinada maneira de se cortar somadas a várias operações mecânicas (mexedura, aquecimento, pré prensagem, etc).