Qual o melhor sabonete para candidíase?

Perguntado por: rneves . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.9 / 5 3 votos

Gino-Canesten Calm vai além dos sabonetes íntimos de higiene diária por ser o único indicado para o alívio por 12 horas das coceiras e incômodos. Sua ação colabora no abrandamento do desconforto causado por problemas como Candidíase e pelo uso de absorventes ou calcinhas com tecido sintético.

A vagina se lava só com água!
Ou, no máximo, com sabonete neutro de glicerina.

Agora, se a paciente tem surtos de candidíase, ela não pode usar sabonete íntimo com pH ácido, por exemplo", diz Fairbanks. Sobre o uso, Fairbanks diz que uma vez por dia já é o suficiente.

Dermacyd

O sabonete íntimo Dermacyd é o mais recomendado nas consultas aos ginecologistas e é fácil entender o motivo. O produto possui ácido lático em sua composição, que ajuda a manter a barreira protetora fisiológica vaginal. Além disso, ele é um dos poucos produtos que informa o pH, que fica entre 3 e 5.

Na área externa da vagina, a vulva, basta usar água em temperatura fria ou morna e sabonete próprio para a região ou um sabonete comum preferencialmente líquido, com pouco perfume e sem cor (branco ou transparente).

Não use duchas vaginais, que espalham os microrganismo. Prefira, sempre que possível, lavar-se no banho; Use roupas íntimas que ajudem a manter a área genital seca e não retenham o calor e a umidade.

O sabonete íntimo para candidíase é indicado para uso tópico em pacientes diagnosticados com o fungo cândida. A falta de higienização, o clima quente, transtornos hormonais e desequilíbrio do pH vaginal podem favorecer a proliferação de fungos e bactérias nas regiões íntimas masculina e feminina.

Alguns alimentos podem piorar a candidíase, aumentando o crescimento de leveduras no corpo. Alguns exemplos são: Açúcar: O açúcar alimenta as leveduras e aumenta o seu crescimento, tornando a candidíase mais difícil de tratar.

Em caso de falência do tratamento, deve ser realizada cultura de secreção vaginal em busca para espécies não albicans. C. glabrata é a mais comum da cândidas não albicans. Podem ser tratadas de forma mais eficaz com formulações locais de nistatina ou supositórios vaginais de ácido bórico de 600 mg/dia durante 14 dias.

O que fazer quando a parte íntima está coçando e ardendo? É muito importante consultar um ginecologista e fazer exames para identificar a causa específica e iniciar o tratamento adequado.

Pessoas com pele sensível e seca também se beneficiam do uso do sabonete de glicerina já que ele ajuda a manter a hidratação natural sem agredir a pele. O produto é recomendado para higienização de áreas íntimas em razão do pH.

Na vulva, os movimentos devem ser leves e circulares. Depois, com os dedos na horizontal, a limpeza deve ser feita da vagina para o ânus, para que não haja contato do material retal com o genital”, explica Dr. César Fernandes, presidente da Sogesp (Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo).

As mulheres podem usar sabonete íntimo todos os dias
Protex Cuidado Íntimo foi desenvolvido especialmente para fazer a higiene sem agredir. Por isso ele pode e deve ser usado diariamente no banho, na região vaginal, sendo totalmente retirado com água, sem deixar resíduos.

A candidíase é uma infecção e merece muita atenção, assim como qualquer alteração anormal no seu corpo, certo? Ela precisa ser tratada de maneira correta, com antifúngicos. O mercado já dispõe de tratamentos disponíveis e eficazes, como é o caso de Gino-Canesten®.