Qual o melhor remédio para substituir o omeprazol?

Perguntado por: vnascimento . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.5 / 5 12 votos

Podem ser usados como paliativos para controlar sintomas agudos de gastrite / refluxo. Tem eficácia muito menor que os remédios da classe do omeprazol.

O omeprazol (ou outros “prazóis” da mesma família) é o melhor medicamento para o tratamento da doença do refluxo. Por causar o bloqueio da produção de ácido, o líquido do estômago que reflui causa menor agressão. Dessa forma, ele controla a inflamação do esôfago.

Chá de camomila, água de arroz e espinheira-santa são alguns exemplos de remédio para gastrite.

O omeprazol ajuda a proteger a parede do estômago ou do duodeno, já que a inibição da acidez facilita o processo de cicatrização de úlceras, erosões ou infamações.

Atividade semelhante aos bloqueadores de bomba, tais como Omeprazol, mas não altera o pH gástrico, impedindo gastrite alcalina, problemas de digestão e deficiência de Vitamina B12 (que leva a Alzheimer).

A simeticona é um ingrediente ativo muito eficaz para aliviar os sintomas associados a gases e dores causadas por um estômago inchado.

Chás e ervas
Hortelã e alecrim são dois aliados da boa digestão e também contribuem para minimizar os efeitos da gastrite, já que são considerados calmantes digestivos e diminuem a acidez do estômago. A dica é consumir um chá trinta minutos antes das refeições para evitar azias e cólicas, típicos do incômodo.

Faça várias refeições ao dia
Por isso, o ideal é fazer de quatro a cinco refeições por dia e, nos intervalos, comer porções pequenas de frutas ou bolachas de água e sal ou maisena, que não são muito gordurosas. Tome cuidado com as frutas, que não podem ser ácidas. Algumas boas opções são maçã, pêra, banana e mamão.

medicamentos anti-inflamatórios, tais como aspirina, diclofenaco, ibuprofeno, naproxeno e cetoprofeno, no tratamento da dor e inflamação em outras áreas do corpo.

Dores no estômago? Saiba como as aliviar em poucos minutos

  1. Paracetamol, antidiarreico e medicamentos para a azia. O paracetamol sempre a reduzir a dor e alguma febre, se a tiver. ...
  2. Beber água. ...
  3. Coma alimentos que sejam mais 'suaves' ...
  4. Faça exercício. ...
  5. Coloque um saco de água quente. ...
  6. Beba infusão de ervas.

Até o momento não foram encontradas evidências de que seu uso prolongado possa causar algum dano para o paciente. O que pode ocorrer é o aumento de alguns efeitos adversos -sem maior gravidade – no uso de longo prazo(1), como por exemplo náuseas, dor de cabeça e diarréia.