Como evitar rinite no quarto?

Perguntado por: lassis . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.6 / 5 12 votos

Evitar tapetes, carpetes, cortinas e almofadas. Recomendam-se pisos laváveis, como cerâmica, vinil e madeira; Cortinas devem ser do tipo persiana ou de material que possa ser limpo com pano úmido; Combater mofo e umidade no quarto de dormir.

Lírio-da-paz. O lírio-da-paz é um purificador natural potente, que pode aumentar a umidade do ar em até 5%. Além disso, essa espécie também ajuda a eliminar substâncias químicas e micróbios que causam alergias, sendo ótimo para quem tem rinite e outras doenças respiratórias.

Prefira as cortinas curtas
Se você não abre mão das cortinas, faça a opção pelas que são fáceis de lavar, principalmente as curtas. Outra dica é substituir as de pano pelas persianas. Elas são ideais para evitar as crises de alergia respiratória.

Como aliviar uma crise de rinite alérgica?

  1. Higienize o seu nariz. Uma dica muito legal é fazer a higienização do seu nariz. ...
  2. Faça uma leve inalação. ...
  3. Tome bastante água. ...
  4. Use as medicações prescritas pelo médico. ...
  5. Higienização frequente. ...
  6. Cuidado com os alergênicos. ...
  7. Uso de medicamentos. ...
  8. Realização da imunoterapia.

O gengibre é um anti-histamínico natural e contém muitas propriedades que aliviam os sintomas da rinite. Rale a quantidade de 1 colher de sopa de gengibre e ferva com um copo de água por 5 minutos. Depois adicione mel ou limão e tome. Outra maneira de usar é mastigar pedaços de gengibre.

O umidificador de ar pode ser bom para rinite, mas em algumas situações, ele pode até piorar os sintomas.

Entre os cobertores mais indicados para quem tem rinite alérgica estão os de microfibra, ou seja, fibras sintéticas que possuem ação antialérgica, evitando o acúmulo excessivo de poeira.

Os especialistas afirmam fortemente que as zonas à beira-mar são uma das melhores paisagens para viver se sofrer de algum tipo de alergia. Ao receber o ar proveniente do mar (onde não há plantas), o vento é completamente limpo e livre de alergénios. Zonas de alta montanha.

Chá verde
Este é, sem dúvida, um dos melhores anti-histamínicos naturais, pois, na sua composição, existem duas substâncias com ação antioxidante: as catequinas e a quercetina.

Uma das melhores maneiras de evitar sintomas alérgicos é optar por colchões de materiais especiais. Os mais recomendados atualmente são a borracha látex 100% natural e a espuma exclusiva METEX® by I wanna sleep (Memory Foam + Latex).

Isso porque no período noturno, nosso corpo tem alterações hormonais. A produção de alguns hormônios cai, favorecendo o aparecimento das reações alérgicas.

Mudanças na pressão do ar também podem contribuir para a congestão nasal, especialmente em pessoas que sofrem de problemas como rinite alérgica ou sinusite. Por essas razões, é comum sentir congestão nasal à noite, especialmente quando se está deitado.

Durante a noite, os episódios de alergia podem acentuar-se. O pó, os ácaros, o bolor… São algumas das principais causas das incómodas reações alérgicas durante a noite.

“Pessoas com rinite alérgica podem ter uma resposta exacerbada após ingerir alguns alimentos considerados alergênicos, como sementes e oleaginosas, pimentas, conservantes e aromatizantes, que acrescentam sabor de forma artificial”, explica.

Além dos ácaros, produtos de limpeza ou para desodorizar o ambiente, inseticidas, tintas com cheiro forte, perfumes, fumaça de cigarro, poluentes, são substâncias que podem provocar a rinite e devem ser mantidos longe das pessoas com predisposição a desenvolver o problema.