Por que a rinite ataca no frio?

Perguntado por: dfrutuoso . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.5 / 5 4 votos

“Nos meses mais frios do ano temos um aumento dos casos de rinite e sinusite devido o clima frio e seco, que atuam como fatores irritativos da mucosa nasal. O tempo seco desidrata a mucosa, desencadeando um processo inflamatório, que pode virar uma rinossinusite.

Para reduzir os sintomas da rinite alérgica nesta época do ano, veja algumas dicas valiosas.

  1. 1 – Mantenha o organismo hidratado. Estações como o outono e o inverno costumam ser mais secas. ...
  2. 2 – Limpe o ambiente, mas aposente a vassoura. ...
  3. 3 – Use umidificadores com moderação. ...
  4. 4 – Lave as roupas de frio. ...
  5. 5 – Deixe o ar circular.

O inverno pode agravar alguns problemas de saúde, como a rinite. Quem sofre com a condição sabe que é só esfriar um pouco que os sintomas se intensificam, o nariz e a garganta já reclamam, os espirros aumentam assim como a coriza.

É importante lembrar que o ambiente não deve ficar úmido demais, pois favorece o crescimento de fungos, bactérias e ácaros. O ideal é que a umidade fique entre 55% e 60%. Outra dica é limpar com regularidade os ventiladores e os filtros de ar-condicionado.

Como aliviar uma crise de rinite alérgica?

  1. Higienize o seu nariz. Uma dica muito legal é fazer a higienização do seu nariz. ...
  2. Faça uma leve inalação. ...
  3. Tome bastante água. ...
  4. Use as medicações prescritas pelo médico. ...
  5. Higienização frequente. ...
  6. Cuidado com os alergênicos. ...
  7. Uso de medicamentos. ...
  8. Realização da imunoterapia.

Além dos ácaros, produtos de limpeza ou para desodorizar o ambiente, inseticidas, tintas com cheiro forte, perfumes, fumaça de cigarro, poluentes, são substâncias que podem provocar a rinite e devem ser mantidos longe das pessoas com predisposição a desenvolver o problema.

Os sintomas da rinite são causados pela exposição crônica da mucosa nasal a alérgenos presentes no ar, que são vistos pelo sistema imunológico como uma ameaça. Em resposta, o organismo ativa células de defesa que liberam histamina, responsável pelo inchaço local, coceira, coriza, etc.

Isso porque no período noturno, nosso corpo tem alterações hormonais. A produção de alguns hormônios cai, favorecendo o aparecimento das reações alérgicas.

“Pessoas com rinite alérgica podem ter uma resposta exacerbada após ingerir alguns alimentos considerados alergênicos, como sementes e oleaginosas, pimentas, conservantes e aromatizantes, que acrescentam sabor de forma artificial”, explica.

Existem opções seguras para esses públicos, como a bilastina para uso pediátrico e a levocetirizina para gestantes. Para as demais pessoas, outras possibilidades são loratadina, desloratadina, fexofenadina e fexofenadina.