O que fazer para acalmar a tosse caseiro?

Perguntado por: aibrahim3 . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.8 / 5 19 votos

Em geral, podemos recomendar o gengibre, alho, limão, mel e hortelã. Esses itens auxiliam no controle da inflamação, aliviam a dor e ajudam o organismo a se recuperar.

Existem algumas dicas que podem te ajudar a amenizar o sintoma e descansar melhor, um cuidado fundamental para melhorar em quadros de infecções respiratórias.

  1. Cuide da umidade do ar. ...
  2. Evite agentes alérgenos. ...
  3. Aumente a ingestão de água. ...
  4. Evite comer antes de se deitar. ...
  5. Mantenha a cabeça elevada ao dormir.

Hidrate-se bastante. Manter a mucosa hidratada, além de ingerir bastante líquido para o bem do organismo como um todo, é uma excelente forma de aliviar a tosse seca e irritativa, já que esse processo evita o ressecamento e ajuda na retirada de corpos estranhos que possam se alojar no local.

Lavar bem e cortar a cenoura em rodelas bem finas. Colocar a cenoura em um pote de vidro com tampa. Acrescentar o suco de limão, o mel e o açúcar, misturando bem com uma colher. Tampar o pote e deixar a mistura repousar de um dia para o outro em temperatura ambiente.Tomar 1 colher deste xarope 2 vezes por dia.

Alimentos com propriedades expectorantes e anti-inflamatórias são os mais indicados para ajudar no tratamento de uma crise de tosse. Por isso, é indicado o uso de alho, mel, limão, própolis e outros durante essa fase. O gargarejo de água morna com sal também ajuda a limpar e tratar a garganta inflamada.

A cebola é um produto rico em enxofre, que nos faz chorar quando se volatiliza no ar, mas que é também uma solução perfeita para se conseguir descansar melhor à noite, pois ajuda a descongestionar o nariz e a acalmar os ataques de tosse, assim como a reduzir a intensidade das secreções mucosas.

O vinagre de maçã é bem conhecido por seu poder de aliviar crises de tosse. Para fazer o xarope do produto, basta misturar ¼ de xícara de mel com ¼ de xícara de vinagre de maçã.

Modo de Preparo

  1. Em uma chaleira, coloque a água e leve ao fogo até ferver. Após ferver, desligue o fogo e espere 1 minuto.
  2. Em uma xícara, coloque o suco de limão, o mel e a água quente. Tampe a xícara por um pires por cerca de 2 minutos e sirva.

Beba bastante água para manter a garganta hidratada
Beber água ajuda a manter a hidratação, umedecer a garganta e limpar o esôfago de qualquer partícula que possa estar alojada no local, provocando a tosse.

Dormir deitado
Quando deitamos, a tosse pode aumentar por uma razão curiosa: a gravidade. Com o corpo na horizontal, o muco pode incomodar mais a região pulmonar. Uma maneira de amenizar essa situação é dormir em uma posição mais elevada, utilizando travesseiros para deixar a parte superior do corpo mais inclinada.

Uma colher de mel três vezes por dia já é o suficiente para ajudar a aliviar a tosse e combater a inflamação.

Num frasco de vidro com tampa, adicione o mel e o suco de limão e coloque as gotas de extrato de própolis. Mexa bem com uma colher para misturar bem todos os ingredientes. Este xarope deve ser tomado 3 a 4 vezes por dia.

TOSSE SECA NOTURNA
Isso acontece quando, ao ficarmos por longos períodos em locais fechados por muito tempo, o ar muda e acaba se tornando mais seco e, por conta disso, a garganta começa ficar mais irritada, provocando a tosse.

A tosse pode ser o sintoma de uma série de doenças, desde as mais comuns como gripe, resfriado e alergia, como algumas mais sérias – tuberculose e câncer de pulmão. Algumas doenças podem ser diagnosticadas a partir da presença, cor e textura do catarro ou de algum chiado no pulmão.

E as principais causas da tosse crônica são asma, síndrome do gotejamento posterior e refluxo gastroesofágico. A SBPT recomenda que, por ser um sintoma bastante comum, toda tosse deve ser investigada por um médico. É ele quem pode diagnosticar a causa da tosse e tratá-la de maneira adequada.