Como saber se a tosse e do pulmão?

Perguntado por: ecavalcante8 . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.8 / 5 17 votos

A tosse pode ser caracterizada como seca (não produtiva) ou produtiva, com expectoração de sangue ou muco (também denominado catarro). O escarro é uma mistura de muco, detritos e células expelida pelos pulmões. Ele pode ser claro, amarelado, esverdeado ou apresentar estrias de sangue.

Tosse com sangue ou catarro
O catarro ou muco servem como proteção contra infecções respiratórias. Nesse contexto, é provável que haja problemas quando sua produção aumenta. Já a tosse com sangue costuma sinalizar patologias de maior gravidade, o que engloba o câncer no pulmão.

Quando a tosse é preocupante, ela apresenta algum dos fatores descritos a seguir:

  1. presença de sangue ao tossir;
  2. dificuldade em respirar;
  3. dores no peito;
  4. inchaço nas laterais do pescoço;
  5. aumento de intensidade das crises;
  6. duração superior a três semanas;
  7. tosse e febre alta persistentes.

A tosse pode ser diferenciada porque na maior parte das vezes a tosse da pneumonia produz muco verde-amarelado, enquanto a tosse do resfriado é seca.

Diagnóstico a partir da tosse
Secreção mais espessa, de coloração amarelada ou esverdeada, pode indicar bronquite, sinusite ou pneumonia. As cores marrom e vermelha indicam presença de sangue e sugerem irritações graves, como pneumonia, tuberculose ou câncer de pulmão.

Os sintomas incluem fadiga, perda de apetite, suores noturnos, febre, perda de peso e tosse com expectoração. O diagnóstico geralmente é determinado com uma radiografia torácica. As pessoas geralmente precisam tomar antibióticos por várias semanas até que o abscesso pulmonar desapareça.

Sintomas de pneumonia silenciosa
A pessoa apresenta sintomas respiratórios como tosse e febre, mas não apresenta falta de ar importante que indicaria que a saturação de oxigênio estava baixando, com necessidade de procurar imediatamente socorro médico.

Pneumonia Viral
Pode ser transmitida por pessoas, através da tosse, coriza, secreção e pelo ar. Comumente esse tipo de pneumonia é causada pelos seguintes tipos de vírus: Adenovírus.

Os sintomas mais comuns são tosse com secreção (pode haver sangue misturado), febre alta (que pode chegar a 40°C), calafrios e falta de ar ou dor no peito durante a respiração. O diagnóstico é feito por meio da história do paciente, do exame clínico e de raio-x do tórax.

Tosse excessiva pode causar rouquidão
A tosse persistente pode acarretar complicações em longo prazo às cordas vocais, como a rouquidão, além de cansaço muscular do diafragma e dos músculos do tórax”, explica o pneumologista Mauro Gomes. Em casos extremos, as consequências podem ser ainda piores.

É possível ter pneumonia sem febre? Mesmo sendo atípico, pode ocorrer de um paciente não apresentar sintomas de febre e ser diagnosticado com a doença. Em idosos e crianças recém-nascidas, a ausência desse sintoma é mais comum.

Bronquite aguda: tipo de infecção temporária dos brônquios, que geralmente deriva de uma gripe, e tem durabilidade de uma a duas semanas. A tosse é mais seca e irritativa.