Quais são os sintomas da rinite atacada?

Perguntado por: amaia5 . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.1 / 5 3 votos

A reação provoca os sintomas que caracterizam a rinite: nariz entupido, coriza (nariz escorrendo), espirros, coceira e diminuição da capacidade de sentir cheiro. É uma doença inflamatória das mucosas (revestimento interno) do nariz, com causas que podem ser alérgicas ou não.

A rinite é a inflamação das mucosas do nariz, que são como a “pele” que recobre a área interna do nariz. Em geral, essa inflamação pode acontecer por dois motivos: um deles é uma infecção causada por bactérias, vírus ou fungos (rinite infecciosa).

O tempo de duração da doença é variável, dependendo da sua gravidade. A rinite alérgica é dividia em aguda e crônica. A rinite aguda dura entre 7 e 10 dias, aproximadamente. Já a rinite crônica pode durar 3 meses ou mais, com sintomas constantes, se não for tratada adequadamente.

Além dos espirros constantes, da congestão nasal e da coceira nos olhos, nariz e garganta, a rinite não vem acompanhada de febre e a coriza é transparente, o que a diferencia da sinusite. “O paciente que tem rinite, geralmente, já conhece sua condição e sabe o que provoca sua alergia.

Os sintomas da rinite são causados pela exposição crônica da mucosa nasal a alérgenos presentes no ar, que são vistos pelo sistema imunológico como uma ameaça. Em resposta, o organismo ativa células de defesa que liberam histamina, responsável pelo inchaço local, coceira, coriza, etc.

Existem opções seguras para esses públicos, como a bilastina para uso pediátrico e a levocetirizina para gestantes. Para as demais pessoas, outras possibilidades são loratadina, desloratadina, fexofenadina e fexofenadina.

Por esse motivo são os mais indicados para tratar a rinite alérgica.

  • Cetirizina (Zyrtec)
  • Desloratadina (Desalex)
  • Fexofenadina (Allegra)
  • Levocetirizina (Zina ou Zyxen)
  • Loratadina (Claritin)
  • Rupatadina (Rupafin)
  • Bilastina (Alektos)

“Pessoas com rinite alérgica podem ter uma resposta exacerbada após ingerir alguns alimentos considerados alergênicos, como sementes e oleaginosas, pimentas, conservantes e aromatizantes, que acrescentam sabor de forma artificial”, explica.

Não existe remédio caseiro para rinite. Sucos e chás milagrosos não funcionam para tratar rinite. A lavagem do nariz com soro pode melhorar os sintomas da rinite e é algo simples que podemos fazer em casa. Tal hábito remove as impurezas do nariz.

Uma boa maneira de se identificar a diferença entre gripe e rinite é observar a cor da secreção nasal. Pessoas que sofrem de rinite costumam apresentar um muco de cor transparente, que não indica uma infecção viral. No caso de quem está gripado, é comum produzir uma secreção de cor esverdeada ou amarelada.

A rinite crônica causa obstrução nasal e, em casos graves, formação de crostas, sangramento frequente e secreção espessa, com odor desagradável, cheia de pus do nariz. Descongestionantes podem aliviar os sintomas.

Na rinite, os mais comuns são:

  1. Espirros;
  2. Coceira intensa no nariz;
  3. Obstrução nasal;
  4. Coriza, com secreção clara e abundante;
  5. Lacrimejamento;
  6. Irritação no ouvido, no céu da boca e na garganta;
  7. Sangramento nasal (em casos raros).

Sintomas: Além dos sintomas típicos de rinite, como congestão nasal, coriza, espirros e coceira no nariz, a dor de cabeça é um sintoma comum associado à rinite. A dor de cabeça pode ser descrita como uma dor surda ou pressão na testa, têmporas ou parte de trás da cabeça.

Antialérgicos. O médico também pode recomendar o uso de antialérgicos para o tratamento da sinusite. Alguns exemplos são o Loratadina ou o Cetirizina.

A rinite alérgica pode piorar os sinais e sintomas da asma, como tosse e respiração ofegante. – Sinusite. A congestão prolongada dos seios da face devido à rinite alérgica pode aumentar sua suscetibilidade à sinusite – uma infecção ou inflamação da membrana que reveste os seios da face.