Qual o melhor produto para limpar porcelanato acetinado?

Perguntado por: lfreitas . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.3 / 5 12 votos

Sim, o vinagre ajuda a remover a sujeira do porcelanato, como é o caso do rejunte no pós-obra. Contudo, é muito importante ressaltar que o produto correto para limpar porcelanato é o vinagre branco. Portanto, não use outros tipos no revestimento, caso contrário poderá causar manchas em vez de limpar.

É comum que o porcelanato perca seu brilho, quando não recebe os devidos cuidados e a aplicação do material de limpeza adequado. Por isso, utilize o saponáceo comum líquido diluído em 10 litros de água. Aplique essa mistura com a ajuda do mop ou rodo mágico. Retire o excesso com água e seque.

Para limpar o porcelanato no dia a dia com eficiência, varra o piso com uma vassoura de cerdas macias para não arranhá-lo. Depois, passe o pano molhado com uma solução que pode ser feita com uma colher de sopa de sabão neutro ou detergente, diluído em cinco litros de água.

Selador LP é um hidro/oleofugante para porcelanatos. É o produto ideal para proteger seu porcelanato ou qualquer revestimento poroso sem alterá-lo esteticamente. Impede o manchamento por óleo e diversos outros tipos de líquidos.

Existem algumas misturas caseiras que podem ajudar na limpeza pós-obra, como por exemplo o vinagre e o bicarbonato de sódio. O ideal é deixar a solução agir por 20 minutos e depois esfregar com uma escova. Esta técnica exige atenção redobrada com porcelanatos, que podem manchar em contato com vinagre de álcool.

Troca: o processo de troca é a principal desvantagem desse tipo de piso. No caso de necessidade de trocar o revestimento, o processo de retirada é mais complexo e isso pode fazer com que a peça não seja uma opção quando não se há total certeza de que você realmente quer um piso com acabamento fosco.

Super fácil de limpar
Ser fácil de manter limpo é uma vantagem em tanto do porcelanato acetinado, inclusive, ele se destaca nesse quesito entre os demais materiais para pisos e revestimentos. Por terem uma textura mais natural e menos brilhosa, as peças ficam limpas sem grandes ações.

Mesmo sendo um revestimento durável, o porcelanato pode sofrer danos quando produtos abrasivos são aplicados sobre ele. Sendo assim, nunca use sabão em pó, ceras, ácidos, escovas, soda cáustica, água sanitária, amoníaco, acetona e palha de aço para limpar o porcelanato.

O porcelanato pode ficar embaçado por diversos motivos, como excesso de umidade, acúmulo de poeira e sujeira, uso de produtos inadequados na limpeza, entre outros.

A regra de ouro nesse caso é: por mais sujo que esteja o porcelanato, não use produtos abrasivos! Materiais como tíner, ácidos, querosene, cloro, cera, aguarrás, álcool, água sanitária, vinagre, amoníaco, palha de aço, escovas e esponjas duras podem danificar a superfície de maneira irreversível.

O que evitar: Ao limpar porcelanato, evite usar água sanitária e produtos químicos muito pesados, pois eles podem manchar o piso.

Cera só deve ser utilizada no piso de porcelanato se for recomendado pelo fabricante. Na maioria dos casos não é necessário, pois o piso já tem aspecto fosco natural. A cera pode acabar danificando o piso.

O Salva Piso é um produto especializado que garante a total proteção que o seu piso precisa. Ele é confeccionado com papel Kraft integrado (laminado) ao plástico bolha de alta resistência para proteger o chão contra riscos, manchas e outros danos que podem ocorrer.

Além disso, os produtos recomendados (como detergente neutro, CIF ou Assolan Saponáceo Cremoso e Veja Cloro Ativo) também podem ocasionar a formação de manchas quando utilizados diretamente sobre o piso por um longo período de tempo.

Para tirar aquele tom esbranquiçado ou opaco, que fica principalmente depois da aplicação, você pode aguardar que ele seque, se for este o caso, pelo período de 24 horas, ou independente disso, aplicar um impermeabilizante tonificador. Ele protegerá o piso restaurará a cor e a tonalidade original.

Detergente e vinagre
Outra maneira eficiente para aprender como limpar rejunte de porcelanato e de outros materiais, é misturar um copo de vinagre tipo álcool com duas colheres de sopa de detergente. Aplique a mistura sobre o rejunte encardido, esfregue e, em seguida, retire com um pano úmido.