Como clarear piscina verde em minutos?

Perguntado por: efernandes . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 12 votos

Como limpar piscina verde: confira o passo a passo

  1. Verifique a areia do filtro da piscina. ...
  2. Remova detritos sólidos com uma peneira. ...
  3. Faça um teste de pH. ...
  4. Aplique o cloro granulado. ...
  5. Escove piso e paredes. ...
  6. Utilize um algicida. ...
  7. Aposte em clarificante para uma água cristalina.

Realize o procedimento de supercloração
Caso a água da sua piscina esteja turva demais, pode ser que seja preciso fazer o tratamento de supercloração. Esse método é basicamente aplicar grandes doses do cloro na água. Assim, o seu efeito é ampliado e o problema é rapidamente resolvido.

Em seguida, aplique o hth® Solução Água Verde - Algicida de choque diretamente na água, respeitando a dosagem de 7ml para cada 1.000 litros de água. É necessário manter o filtro na posição recircular por 6 horas. Depois disso, a água da piscina deve permanecer em repouso por 8 a 12 horas.

Para o “tratamento de choque” em média é preciso dobrar a quantidade de cloro que normalmente se usa (verifique a embalagem do produto), são os altos níveis de cloro que limpam algas e higieniza a piscina.

Após aplicar o cloro, o floculante e o algicida, é importante esfregar as paredes e o chão da piscina para retirar as algas e ajudar na mistura dos produtos. Se você fez tudo isso em poucos minutos, parabéns, é o melhor que se pode fazer nesses casos. Isso porque esses produtos precisam agir por, no mínimo, 6 horas.

A ideia aqui é fazer uma “supercloração” com cloro granulado. Para isto utilize 14g de cloro para cada 1000 litros de água. Nesta etapa, talvez você tenha que deixar o cloro agir para acabar com as algas de forma eficaz. Quanto mais tempo o cloro ficar agindo melhor!

Normalmente a dosagem de clarificante líquido recomendada é de 1,5 a 3,0 ml/ m³, uma vez por semana, ou quando a água apresentar leve turbidez. Uma alternativa à aplicação de clarificante líquido cada vez mais utilizada em piscinas, são os géis de poliacrilamida catiônica, como o Floc Gel.

Sua escala varia de 0,0 a 14,0. Em piscinas, o pH deve ser mantido entre 7,2 e 7,6. Normalmente quando a água está esverdeada, em quase 90% dos casos é por que PH está muito baixo.

No entanto, em alguns casos, pode ocorrer a não decantação adequada. Isso pode ocorrer se a quantidade de sulfato de alumínio não estiver dimencionada para o volume de água da piscina. Outro motivo é quando o pH e Alcalinidade da água estão desregulados, fora da faixa ideal indicada pelo fabricante do produto.

Usar sulfato de alumínio ou clarificante na rotina de tratamento da piscina tem resultados bem semelhantes: além de coagulantes, ambos eliminam a água turva e auxiliam na rotina de aspiração e limpeza. É por isso que muitas pessoas ainda confundem os dois produtos, já que suas funções são basicamente as mesmas.

Algicida de choque
Rende muito e ainda é fácil de aplicar, além de agir bem rápido, permitindo que você use a piscina após 30 minutos de aplicação.

A ordem ideal da colocação dos produtos é: primeiro, o floculante ou o clarificante, depois, o cloro, em terceiro lugar, o algicida e, por fim, o regulador de pH (redutor ou elevador).

A química do cloro é incompatível com os algicidas que possuem o cobre em sua composição química. Nesse sentido, se utilizados no mesmo dia, há o risco de manchar a superfície da piscina!