O que deixa a água da piscina azul?

Perguntado por: smonteiro . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.1 / 5 7 votos

Bom dia, o que deixa a água da piscina azul é tratamento e filtragem. 2º ajustar os parâmetros acima. 3º filtragem.

O azul das águas está relacionado as características das moléculas de H2O e a cor que vemos refletida nada mais é do que o encontro da luz com a água, ou seja, o reflexo dos raios de luz sobre ela.

Para manter a piscina sempre em bom estado e com água cristalina, é importante ficar atento ao aspecto da água. Não é produtivo ficar limpando a cada cinco minutos. Por isso, o indicado é manter uma regularidade em passar a rede na água para retirar os detritos, além de colocar cloro e regular o pH.

cloro

O cloro é o desinfetante residual mais utilizado no tratamento da água da piscina. Embora existam outros agentes químicos cuja função é a mesma, o baixo custo e facilidade de manuseio do cloro são insuperáveis.

Para fazer esse tratamento é preciso colocar na água cloro em quantidade suficiente para que ela fique de uma coloração cinza azulada. Mas atenção: nunca coloque mais do que 20 gramas/m³ por vez. Depois, você precisa esperar que a piscina seja limpa naturalmente. O que pode demorar cerca de 24 horas.

Com o verão chegando, as piscinas de parques aquáticos e de condomínios viram atrações. E não é incomum ver placas com o alerta de que a área possui "dedurador" de xixi, substância que promete deixar a água com coloração azul ou vermelha ao redor de quem urina na água.

O clarificante deve ser usado sempre que a água da piscina apresentar sólidos em suspensão e o seu filtro for capaz de removê-los. Na prática, é o mesmo que dizer que ele deve ser usado sempre que a piscina se apresentar levemente sem brilho, no início do processo de turvação.

Usar sulfato de alumínio ou clarificante na rotina de tratamento da piscina tem resultados bem semelhantes: além de coagulantes, ambos eliminam a água turva e auxiliam na rotina de aspiração e limpeza. É por isso que muitas pessoas ainda confundem os dois produtos, já que suas funções são basicamente as mesmas.

Quando usar o Sulfato de Alumínio
Em outras palavras: sempre que houver excesso de sólidos em suspensão na água e o pH estiver alto, pode ser uma boa hora para usar o Sulfato de Alumínio. Mas atenção: O Sulfato de Alumínio não serve para abaixar o pH! Para isso existe um produto específico chamado Diminuidor de pH!

O cloro é um produto indispensável para evitar que a água fique turva. No entanto, a sua ação fica comprometida quando existe desequilíbrio do pH. O ideal é que ele se mantenha entre 7,0 e 7,4. Por isso, uma das formas de acabar com a turbidez é medir constantemente o pH e corrigi-lo quando necessário.

Realize o procedimento de supercloração
Caso a água da sua piscina esteja turva demais, pode ser que seja preciso fazer o tratamento de supercloração. Esse método é basicamente aplicar grandes doses do cloro na água. Assim, o seu efeito é ampliado e o problema é rapidamente resolvido.

O cloro forma íons de hipoclorito na água, que se quebram quando atingidos pela radiação ultravioleta, liberando cloro gasoso na atmosfera. A luz do sol pode reduzir a cloração da piscina em 90% em apenas algumas horas.