Pode tomar banho de piscina com água verde?

Perguntado por: izagalo3 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.2 / 5 4 votos

As algas presentes na água da piscina podem ser extremamente prejudiciais para a saúde. Elas podem provocar doenças decorrentes dessa contaminação.

A piscina com água verde pode comprometer a saúde dos que se arriscam a utilizá-la. Isso porque as algas e os micro-organismos presentes na água podem ser nocivos à saúde, quando em contato com a pele.

Quem entra e, principalmente, mergulha na água suja pode contrair doenças, entre as quais hepatite A, pneumonia, diarreia, micoses e pediculose (doença parasitária causada por piolhos).

O principal motivo que faz a água da sua piscina ficar verde é a proliferação de algas devido à falta de um saneante residual, como o cloro. Isso também pode ocorrer quando os parâmetros da água da sua piscina estão desregulados ou por falta de manutenção do seu equipamento gerador de ozônio.

Principalmente quando já está programada uma visita ao local e há pouco tempo para realizar uma limpeza completa. Além disso, utilizar a piscina com lodo é totalmente inviável, uma vez que essa substância pode trazer prejuízos para a saúde.

Realize o procedimento de supercloração
Caso a água da sua piscina esteja turva demais, pode ser que seja preciso fazer o tratamento de supercloração. Esse método é basicamente aplicar grandes doses do cloro na água. Assim, o seu efeito é ampliado e o problema é rapidamente resolvido.

Sua escala varia de 0,0 a 14,0. Em piscinas, o pH deve ser mantido entre 7,2 e 7,6. Normalmente quando a água está esverdeada, em quase 90% dos casos é por que PH está muito baixo.

A seguir, aprenda a limpar piscina verde e deixá-la com a água cristalina.

  1. Verifique a areia do filtro da piscina. ...
  2. Remova detritos sólidos com uma peneira. ...
  3. Faça um teste de pH. ...
  4. Aplique o cloro granulado. ...
  5. Escove piso e paredes. ...
  6. Utilize um algicida. ...
  7. Aposte em clarificante para uma água cristalina.

Depois de 1 hora da aplicação do cloro, a piscina pode ser liberada para uso.

Uma piscina com água não tratada se torna um ambiente muito favorável para o crescimento de algas. Essas algas trazem bactérias que podem levar a problemas na pele (como a dermatite) e também pode criar um foco de proliferação de mosquitos, aumentando assim os riscos de transmissores.

A causa do esverdeamento da água da piscina é a presença de algas, ou por descuido e falta de tratamento e manutenção da sua piscina ou até mesmo um tratamento equivocado que acabou possibilitando a proliferação de algas na água da piscina.

cloro

Aplique o cloro
Isso vai evitar que micro-organismos se proliferem e que algas voltem a se acumular, deixando a água verde. É importante que o cloro seja aplicado na quantidade adequada para que cumpra o propósito de sanitizar a água e manter a piscina saudável e própria para o banho.

Sem cloro na água, a piscina começará a crescer algas rapidamente. Se o cloro não for adicionado à água assim que o processo começar, as algas podem crescer a um ponto em que toda a piscina fica verde em um dia. Quanto mais quente estiver a água, mais rápido será o processo.

Não se pega hepatite B em piscinas, ou através de em copos ou talheres, com beijos (a não ser que haja contato direto com sangue), abraços, tosse, espirro ou pela amamentação.

Se você usar um algicida em forma de comprimido, é recomendável esperar pelo menos 24 horas para entrar na piscina depois de tê-lo adicionado. Isso é importante a fim de dar ao algicida tempo suficiente para ser absorvido e para que todos os ingredientes químicos possam ser completamente dissolvidos.

Proliferação de algas
Com todos os parâmetros desequilibrados, as algas encontrarão o espaço ideal para se proliferarem. Consequentemente, a água ficar mais esverdeada ou até com uma tonalidade marrom, dependendo da espécie que se formou ali.