Que tipo de cloro se usa em piscinas?

Perguntado por: aornelas . Última atualização: 20 de julho de 2023
/ 5 20 votos

O cloro orgânico é feito de cadeias de carbono. Isso significa que a ação é mais lenta, possibilitando que a proteção da piscina dure por mais tempo. Por isso, ele é ideal para lugares abertos. Se você optar por esse produto, é possível encontrá-lo comercialmente com os nomes de tricloro e dicloro.

A resposta é sim! Você pode limpar piscina com água sanitária sem maiores problemas. Na verdade, o mais indicado para fazer a higienização completa é investir em um cloro próprio para esse fim, que conte com uma fórmula mais potente, como é o caso do cloro granulado ou em pastilhas.

Hipoclorito de Cálcio

Se sua piscina precisa de oxidação de choque, prefira o Hipoclorito de Cálcio, que é mais eficaz. Caso contrário, prefira o cloro estabilizado que dura mais tempo e acaba gerando uma economia no final do mês, ok? Qualquer dúvida que tenha ficado, fale conosco!

Realize o procedimento de supercloração
Caso a água da sua piscina esteja turva demais, pode ser que seja preciso fazer o tratamento de supercloração. Esse método é basicamente aplicar grandes doses do cloro na água. Assim, o seu efeito é ampliado e o problema é rapidamente resolvido.

A manutenção e a periodicidade do cloro em piscinas
Piscinas públicas, por exemplo, requerem tratamento diário. As residenciais podem passar por esse processo aproximadamente três vezes por semana. Se o uso for maior, o intervalo entre as aplicações deve ser reduzido.

O cloro líquido se dissolve mais fácil na piscina do que o cloro granulado, mas apresenta o risco de evaporação. O cloro granulado é mais simples de manusear, por ser mais compacto, mas é mais complicado de diluir: o processo é feito à parte e só depois a mistura é adicionada à piscina.

Ao contrário do cloro granulado, que geralmente tem mais de 60% de cloro ativo, a versão líquida pode possuir menos de 15%!

Com o chegar do segundo mês de contínuo descaso com a piscina, ela chegará a um ponto de a água ter um aspecto que lembra leite verde, manchas com coloração mais escura de verde também vão começar a surgir em um canto ou outro.

O cloro é o desinfetante residual mais utilizado no tratamento da água da piscina. Embora existam outros agentes químicos cuja função é a mesma, o baixo custo e facilidade de manuseio do cloro são insuperáveis.

Algicidas
Assim, o algicida é um produto químico que serve tanto para prevenir quanto para eliminar as algas. Existem algicidas de manutenção e algicidas de choque. O primeiro deve ser aplicado regularmente em piscinas limpas, para evitar o aparecimento das algas.

O ideal seria esperar em média uma hora mais ou menos.

O cloro forma íons de hipoclorito na água, que se quebram quando atingidos pela radiação ultravioleta, liberando cloro gasoso na atmosfera. A luz do sol pode reduzir a cloração da piscina em 90% em apenas algumas horas.