Qual o melhor material para fazer bijuterias?

Perguntado por: ainfante9 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 7 votos

Aço

Aço – comum em bijuterias, o aço é um metal não precioso que apresenta durabilidade e resistência ideal para fabricação de correntes de bijuteria. O aço inox, muito comum em gargantilhas, possui em sua composição cromo e níquel e confere maior brilho e resistência a corrosão nesse tipo de acessório.

Aço inoxidável

Aço inoxidável
Além da beleza, é mais resistente, não escurece e não risca com tanta facilidade.

Ao manusear uma bijuteria, preste atenção também ao interior e à parte de trás. As peças mais baratas e de qualidade inferior têm relevos internos e restos de metais; já as melhores têm superfície lisa e brilhante. Outra dica é observar a aparência do metal. Se estiver opaco e áspero, significa que não é tão puro.

Pessoas que não são propensas a reações alérgicas e se sentem confortáveis utilizando jóias menos luxuosas, podem optar pelo aço inoxidável e o titânio. Dentre eles o titânio detém a vantagem de ser mais leve, resistente e confortável.

Guarde as bijus em local seco e arejado e coloque giz escolar no local, pois ajuda a remover a umidade e previne mofo. Passe um pano de vez em quando, a poeira também escurece a biju. Quando passar perfumes ou cremes espere secar totalmente para depois colocar as bijuterias em contato com a pele.

Além disso, esses acessórios devem sempre ficar em locais secos e arejados. Assim, uma boa ideia é guardar as bijuterias separadas em saquinhos e dentro de uma caixa. Colocar giz escolar junto com os itens também é bom, já que isso ajuda a remover a umidade e evitar o aparecimento de mofo.

O que diferencia a bijuteria fina ou semi joia de uma bijuteria normal são os materiais utilizados em sua fabricação. Normalmente o interior das peças são feitos em metal latão, seguidos dos banhos que irão revestir e proteger a peça.

durabilidade: bijuterias raramente duram muitos anos. Em geral, elas escurecem, quebram, descascam ou descolam. No entanto, devido ao desejo de aderir a uma determinada tendência ou mesmo de ter maior variedade de escolha, podem ser atraentes para o consumidor pelo seu baixo preço. Semijoias podem durar vários anos.

Para identificar um Aço inox de um Aço não inox a maneira mais fácil é a utilização de um Imã. Se este não for atraído pelo Imã, esta liga deve ser inox. Se o imã for atraído pelo metal, é provável que este não seja Aço Inox, salve raras exceções de inox especiais.

Na bijuteria fina são feitas com materiais de alta qualidade, é comum utilizar uma camada mais fina de metal nobre para revestir a peça.

Em caso de presença de cádmio ocorre o aparecimento de um precipitado de cor amarela, confirmando a presença do elemento na amostra, devido à equação (4).

Anéis, pulseiras, correntes e brincos são semijoias que se mantêm em alta procura. Porém, o que o momento trará de mais interessante são as inspirações e os modelos. A tendência de semijoias para 2023 é ousada e chamativa.

A primeira das próximas tendências em bijuterias são os EAR CUFFS e EAR JACKETS eles continuam sendo um grande aposta em modelos maiores ocupando grande parte da orelha!

O processo de banho verniz em bijuterias tem como aplicação uma tinta de fácil secagem, conhecida como laca vinílica, responsável por apresentar uma excelente transparência química a ácidos, salinos e alçais.

A primeira é usar um pedaço de giz branco, daqueles de “quadro negro”, junto com as bijus, pois ele absorve a umidade, evitando que as peças fiquem escuras. A outra forma é usando saquinhos de sílica, que absorvem a umidade e evitam a oxidação das peças.

SIM, VOCÊ PODE MOLHAR! Diferente das semijoias ou até mesmo algumas peças em prata, a joia em ouro 18k pode ser molhada sim, sem risco de danificar.