Em que ano o origami foi criado?

Perguntado por: asilveira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 8 votos

O registro mais antigo sobre dobradura papel está num poema de Ihara Saikaku datado de 1680, quando a palavra “orisue” (forma arcaica) referente ao origami foi utilizada. A prática da dobradura era restrita às cerimônias religiosas e festivas.

Não há data exata do surgimento da arte milenar do origami, alguns historiadores acreditam que tenha surgido após a invenção do papel, quando o mesmo foi introduzido no Japão por volta dos séculos V e VI, sendo uma decorrência natural da invenção do papel.

Essa arte de dobradura de papel surgiu na China. Coincidência ou não, o mesmo lugar em que surgiu o papel! Porém, foi no Japão que o origami ficou mais conhecido. No início o origami era feito apenas por pessoas ricas, já que o papel era muito caro.

Acredita-se que no Brasil, a arte do Origami foi introduzida de duas maneiras: uma através de nosso país vizinho, a Argentina que possui muita influência da cultura espanhola e outra, através dos imigrantes japoneses que aqui vieram, a partir de 1908.

As origens dos origamis
Lá, um tipo de papel fino, mas resistente, chamado "washi" foi criado. A princípio, este material era utilizado para copiar sutras (textos do hinduísmo e do budismo) e registros. Mais tarde, porém, começou a ser usado para rituais e para embrulhar oferendas aos deuses.

Tsuru

O formato mais popular de origami certamente é o Tsuru, inspirado em uma ave considerada sagrada pelos japoneses e que representa sorte e longevidade. Uma lenda diz que quem fizer mil Tsurus de origami com o pensamento voltado para um desejo poderá realizá-lo .

A prática é repleta de simbolismo e significado. Além de ser uma atividade relaxante, apesar do constante estímulo mental, o origami é associado à boa sorte, prosperidade e longevidade.

Muito praticada no Japão, a cultura do Origami japonês, que se desenvolveu desde o período Edo, diferencia-se das outras por cortar o papel durante a criação do modelo ou iniciar com outras formas de papel que não a quadrada, podendo ser retangular, circular, etc.

Há algum tempo estudiosos perceberam que as dobras feitas no origami podem transmitir claramente alguns conteúdos matemáticos, tornando-se então, um dos instrumentos lúdicos requeridos em sala de aula.

Desenvolve a destreza manual e a coordenação das mãos com os olhos. Para criar uma figura perfeita, há que realizar os desdobramentos com cuidado e precisão. Por isso mesmo, também melhora a atenção. Desenvolve a paciência e a constância.

Muitas pessoas têm dúvida sobre a diferença entre a dobradura de papel e o Origami. O fato é que não há diferença alguma. Origami é o nome que se dá em japonês às dobraduras de papel. Durante muito tempo, o Origami tradicional tinha regras muito rígidas, não permitindo o uso de cola, pintura ou tesoura.