Qual é o significado do origami de sapo?

Perguntado por: vornelas . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 2 votos

Na cultura japonesa, cada dobradura tem um significado. O pássaro (mais especificamente o tsuru, uma ave sagrada no Japão) é um dos origamis mais conhecidos, símbolo de boa sorte e fortuna. A representação de sapo também é bastante popular e expressa o desejo que coisas boas retornem, como dinheiro e saúde.

As figuras representadas no origami têm diferentes significados para os japoneses, como, por exemplo, tsuru (grou) simboliza a paz, felicidade, boa sorte e saúde, o sapo significa amor e felicidade, a tartaruga significa longevidade, entre outros.

Para o origamista, o ato de dobrar o papel representa a transformação da vida e ele tem a consciência de que esse pedaço, um dia, foi a semente de uma planta que germinou, cresceu e se transformou numa árvore.

Tsuru: cultura japonesa
Já na arte, o tsuru é constantemente retratado como um símbolo de paz e harmonia, e sua imagem é frequentemente associada à tranquilidade e calma. O tsuru é um símbolo duradouro da cultura japonesa e continua a inspirar e encantar pessoas em todo o mundo.

Os sapos, rãs e pererecas são animais de extrema importância para o equilíbrio da natureza: eles controlam a população de insetos e de outros animais invertebrados e servem de comida para muitas espécies de répteis, aves e mamíferos.

As figuras representadas no origami têm diferentes significados para os japoneses, como, por exemplo, tsuru (cegonha) simboliza a felicidade, boa sorte e saúde, o sapo significa amor e felicidade, entre outros.

Tsuru

O formato mais popular de origami certamente é o Tsuru, inspirado em uma ave considerada sagrada pelos japoneses e que representa sorte e longevidade. Uma lenda diz que quem fizer mil Tsurus de origami com o pensamento voltado para um desejo poderá realizá-lo .

A lenda diz ainda que se a pessoa fizer 1000 tsurus, usando a técnica do origami – arte secular de dobrar o papel, com o pensamento voltado para um desejo, ele poderá se realizar. Inicialmente o origami do tsuru tinha apenas função decorativa, era utilizado para enfeitar o quarto das crianças.

Diz a lenda japonesa que se a pessoa fizer 1000 tsurus, usando a técnica do origami – arte secular de dobrar o papel, com o pensamento voltado para um desejo, ele poderá se realizar. Inicialmente o origami do tsuru tinha apenas função decorativa, era utilizado para enfeitar o quarto das crianças.

grou

Dobradura de grou é um tipo de dobradura de papel (origami) e faz parte da cultura tradicional japonesa, mas hoje em dia é conhecida como um símbolo da paz e é dobrada em vários paízes ao redor do mundo.

Chizuko explicou que o tsuru era uma ave sagrada, que vivia mil anos e que, se uma pessoa dobrasse mil aves de papel, teria um desejo concedido. Sadako cultivou a esperança de que os deuses lhe concederiam a cura e então passou a fazer os origamis com ajuda de sua família e amigos que iam visitá-la no hospital.

O Tsuru é um pássaro de penas brancas, cabeça vermelha e com bico, pescoço e parte inferior das asas na cor preta. A ave é tida como sagrada no Japão e inspirou muito a arte do origami. Por isso, o Tsuru também é chamado de “passarinho de papel” ou “pássaro da paz” dentro do origami.

O sapo é um animal associado a diversos simbolismos em diferentes culturas. Em muitas tradições, o sapo é considerado um símbolo de transformação e renovação. Ele também é associado à fertilidade e à sorte, sendo comumente retratado como um amuleto para atrair boa sorte e afastar energias negativas.

Sapo é uma designação genérica de anfíbios da ordem Anura predominantemente terrestres, com pele rugosa, e glândulas parotoides semelhantes a verrugas. É usado especialmente em relação a membros da família Bufonidae.

De acordo com a simbologia espiritual, o sapo pode representar transformação e renascimento. O fato de ele ser um anfíbio que passa uma parte da sua vida na água e outra na terra simboliza a transição entre diferentes fases da vida.