Porque trabalhar o origami na educação infantil?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 17 de julho de 2023
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A técnica do origami contribui para: melhorar a destreza manual e a paciência, reduzir o estresse, melhorar a visão espacial, auxiliar na área de geometria e outras, estimular e melhorar a capacidade de concentração, e desenvolver a coordenação motora fina.

Desenvolve a destreza manual e a coordenação das mãos com os olhos. Para criar uma figura perfeita, há que realizar os desdobramentos com cuidado e precisão. Por isso mesmo, também melhora a atenção. Desenvolve a paciência e a constância.

As dobraduras são formas de expressão artística interessantes para explorar a criatividade, a percepção tátil e a motricidade fina, por meio da construção de formas e figuras bidimensionais e tridimensionais.

Estimula a imaginação.
As crianças têm a possibilidade de fazer os seus próprios desenhos em origami, criando assim novas figuras. Assim, sua capacidade de imaginar e visualizar é aumentada. Melhora a memória porque exige a contagem das dobras feitas, bem como das que devem ser feitas posteriormente.

Como uma excelente forma de explorar a criatividade, fazer origami é uma atividade que possui características terapêuticas e ajuda a desenvolver habilidades como concentração, coordenação motora, além de estimular a persistência e a disciplina.

O origami pode ser ensinado em outras disciplinas, como matemática, português,historia ciências, etc; pois desenvolve também o raciocínio, a lógica, a paciência e a perseverança. Na matemática, o origami é muito usado para estudar a geometria.

O educador deve, a todo instante, conversar com a criança sobre o que ela está fazendo, incentivando-a a ilustrar histórias, decorar ambientes, tornando a dobradura uma técnica atraente e divertida. de uma folha de papel.

A habilidade EI03TS02 consiste em: Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

Os origamis são criados a partir de uma folha quadrada de papel (lados com as mesmas dimensões). As dobraduras formam figuras geométricas, que podem representar animais, plantas ou objetos do cotidiano. Existem outras técnicas de dobraduras além dos origamis tradicionais.

Origami é a arte da dobradura de papel. A palavra é oriunda do japonês ori, que significa dobrar, e kami, que significa papel. A arte milenar consiste na criação de objetos e formas a partir de um pedaço de papel quadrado, sem cortá-lo, onde as faces podem ser de cores diferentes.

Há algum tempo estudiosos perceberam que as dobras feitas no origami podem transmitir claramente alguns conteúdos matemáticos, tornando-se então, um dos instrumentos lúdicos requeridos em sala de aula.

Pode ser utilizado como uma forma de auxiliar o aluno a entender e compreender conteúdos matemáticos, além de relacionar outros conteúdos escolares com o material concreto, ajudar na coordenação motora, memorização e autoestima.

Na educação infantil, o trabalho com dobraduras nas aulas de matemática é importante, pois, além de ser desafiador e atrativo para os alunos, envolve atividades que proporcionam a aquisição de habilidades espaciais e geométricas.