Por que o origami foi criado?

Perguntado por: nmuniz . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 5 votos

Lá, um tipo de papel fino, mas resistente, chamado "washi" foi criado. A princípio, este material era utilizado para copiar sutras (textos do hinduísmo e do budismo) e registros. Mais tarde, porém, começou a ser usado para rituais e para embrulhar oferendas aos deuses.

No Japão, o papel foi introduzido pelos monges budistas coreanos, em torno de ano de 610 e os japoneses desenvolveram a sua própria tecnologia usando fibras vegetais extraídas de plantas nativas: o kozo para papel resistente, o gampi para os nobres e mitsumata, para os mais delicados.

A palavra Origami vem de Oru = dobrar mais Kami = papel. A junção acabou por formar Origami e significa a arte de produzir figuras a partir de folhas de papel. O Origami tradicional surgiu no Japão por volta do século IX e não se usava cola ou tesoura. As figuras formadas eram sempre animais ou objetos do cotidiano.

A prática é repleta de simbolismo e significado. Além de ser uma atividade relaxante, apesar do constante estímulo mental, o origami é associado à boa sorte, prosperidade e longevidade.

Acredita-se que no Brasil, a arte do Origami foi introduzida de duas maneiras: uma através de nosso país vizinho, a Argentina que possui muita influência da cultura espanhola e outra, através dos imigrantes japoneses que aqui vieram, a partir de 1908.

Os estudiosos acreditam que a arte do origami tenha originado junto com o papel. Os primeiros registros do surgimento do papel vêm da China, no ano de 105 d.C. Em 1950, ocorreu a grande divisão entre a antiga e a nova dobragem do papel, período que o trabalho de Akira Yoshizaka tornou-se conhecido.

Há algum tempo estudiosos perceberam que as dobras feitas no origami podem transmitir claramente alguns conteúdos matemáticos, tornando-se então, um dos instrumentos lúdicos requeridos em sala de aula.

Tsuru

O formato mais popular de origami certamente é o Tsuru, inspirado em uma ave considerada sagrada pelos japoneses e que representa sorte e longevidade. Uma lenda diz que quem fizer mil Tsurus de origami com o pensamento voltado para um desejo poderá realizá-lo .

É o símbolo da saúde, da boa sorte, felicidade, longevidade e da fortuna. Conta a lenda japonesa que o tsuru pode viver até mil anos. É considerado o pássaro companheiro dos eremitas que se refugiavam nas montanhas para meditar, acreditando possuírem poderes sobrenaturais para não envelhecer.

R: O uso mais conhecido hoje é do origami artístico e decorativo. Antes era usado somente pelos religiosos, hoje em dia é usado por todos.

Segundo a lenda, o Tsuru, ave sagrada do Japão vive mil anos. Por isso aquele que fizer mil Tsurus, concentrando-se em um desejo, será atendido. Também é símbolo de longa vida e boa sorte. A tradição de dobrar mil grous ou tsurus é chamada no Japão de Senbazuru e até hoje é bastante popular no país.

Tsuru: cultura japonesa
Já na arte, o tsuru é constantemente retratado como um símbolo de paz e harmonia, e sua imagem é frequentemente associada à tranquilidade e calma. O tsuru é um símbolo duradouro da cultura japonesa e continua a inspirar e encantar pessoas em todo o mundo.

Origami mais tradicional da cultura japonesa, Tsuru simboliza desejo de bem-aventuranças - A Crítica de Campo Grande Mobile.

A arte do origami
Origami é o nome dado à uma técnica japonesa que consiste em dobrar papéis até se alcançar a forma desejada, sem utilizar tesoura, cola ou fita adesiva, apenas vincos corretamente feitos que originam as mais diversas representações de animais e objetos.