Qual a disciplina que trabalha junto com origami?

Perguntado por: eferrari7 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 9 votos

Trabalhar com o origami desenvolve no aluno a imaginação, coordenação motora fina e a memorização. O origami pode ser ensinado em outras disciplinas, como matemática, português,historia ciências, etc; pois desenvolve também o raciocínio, a lógica, a paciência e a perseverança.

Desenvolve a destreza manual e a coordenação das mãos com os olhos. Para criar uma figura perfeita, há que realizar os desdobramentos com cuidado e precisão. Por isso mesmo, também melhora a atenção. Desenvolve a paciência e a constância.

A técnica do origami contribui para: melhorar a destreza manual e a paciência, reduzir o estresse, melhorar a visão espacial, auxiliar na área de geometria e outras, estimular e melhorar a capacidade de concentração, e desenvolver a coordenação motora fina.

A geometria, disciplina que pertence à Matemática e é responsável pelo estudo do espaço e das figuras que podem ocupá-lo, é na qual está apoiado axiomas, postulados e corolários, usados para demonstrar a validade de cada teorema, também fazem o uso do origami.

A inspiração dos origamistas (as pessoas que se dedicam à arte do Origami) está, principalmente, nos elementos da Natureza e nos objetos do dia-a-dia.

Origami é a arte da dobradura de papel. A palavra é oriunda do japonês ori, que significa dobrar, e kami, que significa papel. A arte milenar consiste na criação de objetos e formas a partir de um pedaço de papel quadrado, sem cortá-lo, onde as faces podem ser de cores diferentes.

Os origamis são criados a partir de uma folha quadrada de papel (lados com as mesmas dimensões). As dobraduras formam figuras geométricas, que podem representar animais, plantas ou objetos do cotidiano. Existem outras técnicas de dobraduras além dos origamis tradicionais.

Como uma excelente forma de explorar a criatividade, fazer origami é uma atividade que possui características terapêuticas e ajuda a desenvolver habilidades como concentração, coordenação motora, além de estimular a persistência e a disciplina.

As dobraduras são formas de expressão artística interessantes para explorar a criatividade, a percepção tátil e a motricidade fina, por meio da construção de formas e figuras bidimensionais e tridimensionais.

Você já percebeu que nas dobras do origami podemos identificar conceitos da Matemática, pois ao usar o origami, podemos desenvolver as noções de geometria plana sem o auxílio de régua e compasso, somente uma folha de papel e a habilidade manual.

A técnica teve origem no Japão, sendo aperfeiçoada e propagada pelo mundo inteiro. As figuras representadas no origami têm diferentes significados para os japoneses, como, por exemplo, tsuru (cegonha) simboliza a felicidade, boa sorte e saúde, o sapo significa amor e felicidade, entre outros.

Eles podem ser usados para decoração e também para presentear amigos e parentes. A primeira vista, os origamis já aparentam ser bastantes difíceis de fazer, mas para piorar o que já era difícil, existe uma forma mais avançada e complicada de fazer origamis chamada de Renzuru.

O origami pode ser usado como recurso pedagógico na sala de aula e na escola, nas mais variadas formas, como contar histórias, fábulas e lendas, usando as dobraduras durante as dinâmicas que podem servir de auxílio na hora de contar a história explorando a ludicidade.

Aerogami é um ramo do origami que trata dos modelos aerodinâmicos. Distingue-se do avião de papel em que apenas inclui modelos criados através da dobragem do papel.

Tsuru é uma ave sagrada do Japão. É o símbolo da saúde, da boa sorte, felicidade, longevidade e da fortuna. Conta a lenda japonesa que o tsuru pode viver até mil anos.