Qual o melhor lugar para guardar roupa de cama?

Perguntado por: jveloso . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 3 votos

Além das prateleiras, outra ótima opção para organizar a roupa de cama é usar gavetas. Sendo essa opção, é sempre melhor agrupar suas peças de cama por conjuntos e apresentá-los no formato de cascata.

Como guardar roupa de cama: dobre-as corretamente
A maneira como você dobra a roupa de cama ou a toalha faz toda a diferença na organização: quanto mais compacta ficar a peça, melhor. No caso de jogo de lençol, a melhor tática é dobrar as peças juntas e guardá-las dentro de uma fronha no armário para roupa de cama.

Alternativas como araras, cômodas, nichos e prateleiras são ótimas para colocar em ordem as suas roupas, acessórios e calçados sem precisar investir em um grande guarda-roupa. Em quartos pequenos essa também é uma ideia excelente para economizar espaço.

Guardar as peças em sacos de TNT e colocar vinagre de maçã no armário estão entre os cuidados simples para conservar as roupas de inverno.

Onde guardar os cobertores? O lugar ideal para armazenar é o guarda-roupa, de preferência na parte de cima. O maleiro, como é conhecido, é a parte que menos tem umidade, proporcionando um bom ambiente para as cobertas, mantas e edredons. Além disso, é possível manter o maleiro limpo e organizado por mais tempo.

Ao contrário do que muita gente pensa, embalar edredons, cobertores e mantas em sacos plásticos comuns não é uma boa pedida. Esse tipo de embalagem atrai umidade, microrganismos e ainda pode amarelar as peças. Para armazenar, prefira sacos de TNT ou embalagens a vácuo, conforme veremos a seguir.

Guardar os cobertores nos armários de cima ou no chão de um guarda-roupas pode ser uma alternativa para casas com pouco espaço, mas cuidado para não esquecer deles até o frio voltar! Aliás, algumas dicas para a hora de guardar cobertores são: Evite colocar em sacos ou embalagens plásticas.

Se você tem o costume de passar a vassoura debaixo dos móveis ou jogar água no quarto para limpar, é melhor optar por um guarda-roupas com pés, evitando que a água entre em contato com o móvel, o que pode causar problemas.

As peças devem ficar distantes da luz e envoltas em tecidos que permitam a fibra respirar, de preferência em TNT azul. Sacos plásticos não devem ser utilizados, porque aumentam a probabilidade da roupa amarelar, justamente por não serem respiráveis.

Dica importante: nem toda roupa precisa ser passada, dependendo do tecido é só lavar, secar e ela está pronta pra uso. Então nunca misture essas roupas com as que precisam passar, essas devem ir direto para a gaveta ou cabide, facilitando então a tarefa e reduzindo a pilha de roupas.

Veja 5 dicas de como prevenir mofo dentro de casa:

  1. Abrir portas e janelas. Arejar o ambiente é a principal dica de como evitar mofo. ...
  2. Tire as roupas para tomar sol. ...
  3. Aposte na decoração minimalista. ...
  4. Invista em truques caseiros. ...
  5. Aposte em produtinhos do mercado.

O bolor aparece no guarda-roupa quando há presença de umidade. Além disso, ele se prolifera rapidamente em ambientes fechados e com pouca ou nenhuma iluminação. Infiltração: seja por conta de chuvas ou vazamentos, a infiltração na parede e no forro pode facilmente causar mofo no guarda-roupa.

Para isso, mantenha o lençol de elástico e fronha de travesseiro por dentro da última dobra do seu lençol superior, por exemplo. Outra opção é guardar seus lençóis dentro da fronha de travesseiro, mantendo o seu armário mais organizado.

Mesmo que guarde alguma roupa mais gasta, para dias de limpeza, por exemplo, não a guarde debaixo da sua cama. Tudo o que está velho ou sujo trai naturalmente uma baixa energia, que vai fazer com que a sua energia vital seja sugada constantemente, deixando-o sempre cansado.