Como dar água para cactos?

Perguntado por: unascimento . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.6 / 5 11 votos

No caso dos cactos, você pode regá-lo uma vez por semana, durante o verão, uma colher de sopa de água. Durante o inverno, essa quantidade pode ser reduzida para uma vez ao mês. Se a região que você mora é muito úmida, é importante usar vasos de cerâmica, pois eles ajudam a manter a planta longe da umidade.

O ideal é que o cacto seja regado no máximo uma vez por semana em pouca quantidade. A explicação é simples: você já deve ter percebido que o cacto é uma planta mais “inchada“. Esse formato não é à toa! Trata-se do acúmulo de água que a espécie faz para sobreviver durante toda a semana.

Rega. Em um vaso com furo embaixo, a rega deve ser feita a cada 15 ou 20 dias. Caso ele fique no sol direto, a água vai evaporar mais rápido e esse intervalo precisará ser menor. Mas a dica é checar quando a terra estiver seca: aí sim seus cactos estão precisando de água.

Mas, se você achar que a plantinha está precisando de água, pode verificar espetando um palito na terra: se ele sair sujo, não precisa de água; se sair seco, pode colocar mais água, sempre moderadamente. Os vasos que vão acomodar os cactos ou as suculentas devem ter furinhos para o escoamento da água.

Cactos gostam de água
Pode não parecer, mas os cactos gostam e também precisam de água para sobreviver. Mesmo sendo plantas que sobrevivem bem em lugares secos e com muito sol, é preciso regá-las com uma certa frequência. Molhe a terra com cuidado: em dias quentes, borrife um pouco de água e molhe uma vez por semana e.

Como dito anteriormente, as suculentas e cactos não precisam de muita água, mas assim como toda e qualquer planta, precisam delas para sobreviver. Por isso, em épocas mais quentes, borrife e regue-as uma vez por semana. Em dias frios, faça isso uma vez a cada 15 dias.

Cactos são plantas que exigem pouca água, gostam de sol e têm crescimento lento. E plantas de crescimento lento pedem pouco adubo. Então você não precisa se preocupar em adubar muito, nem em adubar com muita frequência.

Escolha o melhor horário para regá-los: ou bem cedo, durante as primeiras horas da manhã, ou ao anoitecer. Você deverá usar um regador com orifícios pequenos, permitindo que a água saia escorrendo, em não em forma de esguicho.

Também temos os famosos cactos rabo de macaco, rabo de gato e rabo de rato, que podem ser considerados cactos de meia sombra, uma vez que se beneficiam de algumas horas de sol direto, nas horas mais amenas do dia, no início da manhã ou final da tarde.

Aquela folhagem meio caidinha pode dar um sinal pra nós de que a planta está com sede mas, antes de servir uma generosa dose de água, use o dedômetro. Se notou que o substrato tá úmido, as folhas murchas indicam excesso de água.

Os cactos são vegetais extremamente adaptados à vida em regiões áridas e desérticas. No sertão nordestino, muitas espécies suportam mais de 6 meses sem receber a água das chuvas. Em regiões desérticas da América do Sul, alguns conseguem ficar até 5 anos em seca absoluta.

Cactos. Essa espécie é ideal para ter no quarto, pois não exige muito trabalho e, ao contrário do que algumas pessoas pensam, não rouba oxigênio. Quando ficar exposta ao sol, deve ser regada a cada 15 dias.

Da mesma maneira que todas as plantas, o cacto miniatura precisa de água para crescer e se desenvolver, porém em menor quantidade. Por exemplo, o recomendado é que a rega seja feita a cada 15 ou 20 dias no inverno e por volta de 10 dias nas épocas mais quentes do ano.

Cacto ouriço
Deve-se cultivar em Sol pleno.

O tempo de vida de um cactos pode ser de até 200 anos, dependendo da espécie, sendo que muitos atingem uma altura de aproximadamente 20 metros. Contudo, muitos dos cactos criados em residências são pequenos. Cuidá-los exige alguns cuidados que você pode conferir aqui.

a crença popular sugere evitar no interior do lar as plantas de proteção, que possuem espinhos, como os cactos. "Elas podem estar no hall de entrada, do lado de fora de casa e em varandas, mas nunca no interior do imóvel, especialmente perto de sofá e cama, por seu aspecto agressivo.