Pode colocar o cacto na água?

Perguntado por: ozanette . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 17 votos

No entanto, lembre-se de nunca molhar ou borrifar água diretamente no cacto. A plantinha não gosta de umidade nem água acumulada nas folhas. Regue a base, nunca a parte superior, para evitar a formação de doenças na planta.

O ideal é que o cacto seja regado no máximo uma vez por semana em pouca quantidade. A explicação é simples: você já deve ter percebido que o cacto é uma planta mais “inchada“. Esse formato não é à toa! Trata-se do acúmulo de água que a espécie faz para sobreviver durante toda a semana.

A frequência vai depender de fatores como o tamanho do vaso, mas, como regra geral, podemos seguir a seguinte recomendação.

  1. Para os meses mais quentes: regar uma vez por semana.
  2. Para os meses mais frios: regar duas vezes por mês.

Rega. Em um vaso com furo embaixo, a rega deve ser feita a cada 15 ou 20 dias. Caso ele fique no sol direto, a água vai evaporar mais rápido e esse intervalo precisará ser menor. Mas a dica é checar quando a terra estiver seca: aí sim seus cactos estão precisando de água.

Muita água pode apodrecer o cacto. Por isso, dispense regas frequentes, pois essa espécie armazena muita água em seus caules e sofrem pouca transpiração, além de apresentarem espinhos que ajudam a reduzir a perda de água. A rega pode ocorrer a cada 15 ou 20 dias, dependendo do ambiente, do clima e da estação do ano.

Cactos são plantas que exigem pouca água, gostam de sol e têm crescimento lento. E plantas de crescimento lento pedem pouco adubo. Então você não precisa se preocupar em adubar muito, nem em adubar com muita frequência.

Como dito anteriormente, as suculentas e cactos não precisam de muita água, mas assim como toda e qualquer planta, precisam delas para sobreviver. Por isso, em épocas mais quentes, borrife e regue-as uma vez por semana. Em dias frios, faça isso uma vez a cada 15 dias.

O FORMATO DA FOLHA DIZ TUDO
Quando as folhas estão bem juntinhas, significa que a planta está saudável.

Também temos os famosos cactos rabo de macaco, rabo de gato e rabo de rato, que podem ser considerados cactos de meia sombra, uma vez que se beneficiam de algumas horas de sol direto, nas horas mais amenas do dia, no início da manhã ou final da tarde.

Escolha o melhor horário para regá-los: ou bem cedo, durante as primeiras horas da manhã, ou ao anoitecer. Você deverá usar um regador com orifícios pequenos, permitindo que a água saia escorrendo, em não em forma de esguicho.

Cactos. Essa espécie é ideal para ter no quarto, pois não exige muito trabalho e, ao contrário do que algumas pessoas pensam, não rouba oxigênio. Quando ficar exposta ao sol, deve ser regada a cada 15 dias.