Qual o tipo de adubo para cactos?

Perguntado por: rtrindade . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.6 / 5 11 votos

Contém N-P-K, 8 - 9 -9 + micronutrientes onde o P = FÓSFORO é maior para estimular a floração, mais Cálcio e Enxofre. adubo floral com N P K nos níveis, Nitrogênio 8% Fósforo 9% e Potássio 9%.

O adubo utilizado pode ser orgânico ou químico, que são excelentes para favorecer o crescimento dessas plantas. Utilizando-se do adubo NPK nas Suculentas, o ideal é optar pelos tipos 4-14-8 e/ou 08-09-09, que possuem diversos micronutrientes ricos para esse tipo de planta.

Não exagere no adubo
E plantas de crescimento lento pedem pouco adubo. Então você não precisa se preocupar em adubar muito, nem em adubar com muita frequência. Você pode aplicar NPK líquido bem diluído uma vez por mês ou a cada dois meses, que a planta vai responder muito bem.

Assim como qualquer espécie, o cacto precisa sim de adubo! Com isso, é possível garantir que ele cresça mais fortemente e fique saudável. O ideal é fazer a adubagem do cacto uma vez no mês (no mínimo).

O substrato para cactos ideal é aquele que mistura folhas trituradas, areia grossa e argila.

Como os cactos são de regiões desérticas, preferem um ambiente mais seco. O ideal é que o solo seja preparado com quantidades iguais de terra e areia. Assim, podemos criar um ambiente mais próximo ao original e, consequentemente, a planta irá crescer mais bonita.

Os cactos adoram o sol e suportam bem as altas temperaturas, sendo ideais para espaços da casa com luz direta. A ausência de sol pode fazer a planta não florir, portanto, separe um cantinho iluminado para o novo vaso.

Como dito anteriormente, as suculentas e cactos não precisam de muita água, mas assim como toda e qualquer planta, precisam delas para sobreviver. Por isso, em épocas mais quentes, borrife e regue-as uma vez por semana. Em dias frios, faça isso uma vez a cada 15 dias.

Adubação. Se você acabou de fazer o plantio ou replantio do seu cacto, faça uma rega com um pouco de solução preparada de FORTH Enraizador. Aplique essa solução uma vez por semana somente, durante no máximo 4 semanas. E depois de 15 dias da última aplicação feita, pode começar a adubar com FORTH Cactos.

Materiais para o plantio
Para o solo, o substrato deve ser feito de areia e pedriscos. O adubo deve ter a presença de fósforo e nitrogênio. Para ajudar na drenagem, uma dica é comprar cascalho ou telha e um pouco de manta bidim.

Mas, se você achar que a plantinha está precisando de água, pode verificar espetando um palito na terra: se ele sair sujo, não precisa de água; se sair seco, pode colocar mais água, sempre moderadamente. Os vasos que vão acomodar os cactos ou as suculentas devem ter furinhos para o escoamento da água.

Cacto ouriço
Deve-se cultivar em Sol pleno.

a crença popular sugere evitar no interior do lar as plantas de proteção, que possuem espinhos, como os cactos. "Elas podem estar no hall de entrada, do lado de fora de casa e em varandas, mas nunca no interior do imóvel, especialmente perto de sofá e cama, por seu aspecto agressivo.

5 Suculentas para Ambientes sem Sol Direto

  • Haworthiopsis fasciata:
  • Haworthia reinwardtii.
  • Mini Cactos.
  • Aloes.
  • Euphorbias.

O enraizamento do cacto deve ser feito da mesma forma que as suculentas (Ver artigo Propagação de Suculentas). Alguns cactos enraizam mais rápidos que outros. A verificação pode ser feita puxando levemente o cacto e, se houver resitência na saída, significa que há raízes impedindo.

Em um vaso com furo embaixo, a rega deve ser feita a cada 15 ou 20 dias. Caso ele fique no sol direto, a água vai evaporar mais rápido e esse intervalo precisará ser menor. Mas a dica é checar quando a terra estiver seca: aí sim seus cactos estão precisando de água.