O que fazer para os cactos se desenvolver?
Cactos são plantas que exigem pouca água, gostam de sol e têm crescimento lento. E plantas de crescimento lento pedem pouco adubo. Então você não precisa se preocupar em adubar muito, nem em adubar com muita frequência.
O que é bom para fazer o cacto crescer
Além de controlar a frequência, fique de olho na quantidade de água! A umidade em excesso pode causar prejuízos para os cactos. Por isso, se tiver água no pratinho ou na base do vaso, esvazie o recipiente rapidamente. Lembre-se sempre que os cactos preferem ambientes secos e ensolarados!
Como deixar os cactos mais bonitos
Cactos precisam de sol
Por isso, é importante que ele tome sol em média 5 horas por dia direto. Se o seu cacto é uma planta de apartamento, recomenda-se deixá-lo próximo da janela logo pela manhã para receber os raios de sol.
Quantas vezes tem que molhar um cacto
Em um vaso com furo embaixo, a rega deve ser feita a cada 15 ou 20 dias. Caso ele fique no sol direto, a água vai evaporar mais rápido e esse intervalo precisará ser menor. Mas a dica é checar quando a terra estiver seca: aí sim seus cactos estão precisando de água.
Como deixar o cacto mais verde
Como dito anteriormente, as suculentas e cactos não precisam de muita água, mas assim como toda e qualquer planta, precisam delas para sobreviver. Por isso, em épocas mais quentes, borrife e regue-as uma vez por semana. Em dias frios, faça isso uma vez a cada 15 dias.
Qual adubo é bom para cacto
Adubação. Se você acabou de fazer o plantio ou replantio do seu cacto, faça uma rega com um pouco de solução preparada de FORTH Enraizador. Aplique essa solução uma vez por semana somente, durante no máximo 4 semanas. E depois de 15 dias da última aplicação feita, pode começar a adubar com FORTH Cactos.
Como saber se um cacto precisa de água
Mas, se você achar que a plantinha está precisando de água, pode verificar espetando um palito na terra: se ele sair sujo, não precisa de água; se sair seco, pode colocar mais água, sempre moderadamente. Os vasos que vão acomodar os cactos ou as suculentas devem ter furinhos para o escoamento da água.
É bom ter cacto dentro de casa
Já a crença popular sugere evitar no interior do lar as plantas de proteção, que possuem espinhos, como os cactos. "Elas podem estar no hall de entrada, do lado de fora de casa e em varandas, mas nunca no interior do imóvel, especialmente perto de sofá e cama, por seu aspecto agressivo.
Qual é a terra ideal para cactos
O substrato para cactos ideal é aquele que mistura folhas trituradas, areia grossa e argila. A melhor proporção é 2:2:2, lembrando que a mais indicada é a terra adubada.
O que colocar para plantar cactos
Materiais para o plantio
Para o solo, o substrato deve ser feito de areia e pedriscos. O adubo deve ter a presença de fósforo e nitrogênio. Para ajudar na drenagem, uma dica é comprar cascalho ou telha e um pouco de manta bidim.
O que fazer para o cacto criar raiz
O enraizamento do cacto deve ser feito da mesma forma que as suculentas (Ver artigo Propagação de Suculentas). Alguns cactos enraizam mais rápidos que outros. A verificação pode ser feita puxando levemente o cacto e, se houver resitência na saída, significa que há raízes impedindo.
Qual o melhor horário para molhar cacto
Escolha o melhor horário para regá-los: ou bem cedo, durante as primeiras horas da manhã, ou ao anoitecer. Você deverá usar um regador com orifícios pequenos, permitindo que a água saia escorrendo, em não em forma de esguicho.
Pode colocar sal grosso no cacto
Você já deve ter ouvido falar que deixar sal de cozinha cair na terra das plantas não é uma boa ideia, e que o sal “queima” as plantas. Isso é verdade, pois quando em excesso, o sal faz com que a planta seque e morra. Sal em pequenas quantidades é inofensivo, mas em grandes quantidades… pode matar a planta.
Pode borrifar água no cacto
No entanto, lembre-se de nunca molhar ou borrifar água diretamente no cacto. A plantinha não gosta de umidade nem água acumulada nas folhas. Regue a base, nunca a parte superior, para evitar a formação de doenças na planta.
Como alimentar cactos e suculentas
É importante adicionar nutrientes às suas plantas regularmente, o período ideal no caso das suculentas é de 3 em 3 meses. Você pode comprar adubos específicos em lojas especializadas como húmus de minhoca ou outro composto orgânico, ou o Forth Cactos.