Qual o melhor antiinflamatório para diverticulite?

Perguntado por: hbaptista . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 19 votos

segundo alguns especialistas, o uso constante de medicamentos como esteroides, opioides e anti-inflamatórios, como ibuprofeno e naproxeno. Veja as recomendações de prevenção da gastroenterologista Elaine Moreira.

Lembrando que esses esquemas de antibióticos para diverticulite aguda são para aqueles pacientes sem fatores de risco para infecção para germes multirresistentes. Agora se esse for o caso do seu paciente a sua escolha padrão ouro será: Piperacilina-tazobactam 4,5 g IV 6/6h horas. Meropenem 1 g IV 8/8h.

Como é o tratamento da diverticulite e a cirurgia. Os casos leves em geral são tratados em casa, com antibiótico oral, repouso e muita hidratação. Se tudo der certo, a pessoa se livra da inflamação em até dez dias. A alimentação também pode ser modificada, favorecendo alimentos líquidos.

“O paciente deve manter uma boa hidratação com água, água de coco, soros de reidratação oral, isotônicos, sucos naturais coados e de preferência sem açúcar. Sopas, caldos batidos e coados. Torradas, petas de polvilho e gelatina também estão liberadas", complementa.

Vários medicamentos estão associados a um risco aumentado de diverticulite, incluindo esteróides, opioides e antiinflamatórios não esteróides, como ibuprofeno (Advil, Motrin IB, outros) e naproxeno sódico (Aleve).

A diverticulite é causada pelo acúmulo de pedaços de fezes nos divertículos, que acabam proliferando bactérias nesses locais e gerando a infecção. Aproximadamente 30% das pessoas acima de 50 anos desenvolvem a diverticulose, sendo que esse número chega a 70% entre os pacientes em 80 e 90 anos.

Tratamento da diverticulite
O médico vai receitar um antibiótico e recomendar uma dieta líquida. A maioria das pessoas melhora com este tratamento, mas em alguns casos poderá ser necessário recorrer a cirurgia ou outros tratamentos. Cirurgia – Situações graves de diverticulite têm de ser tratadas cirurgicamente.

Entre as indicações para uma melhor recuperação do intestino inflamado, está a ingestão de comidas leves e de rápida digestão, por provocarem menos irritação ao órgão. Importante salientar também a mastigação adequada, e se alimentar a cada duas horas.

Se a diverticulite for leve e sem complicações, como perfuração ou abscessos, pode ser tratada ambulatoriamente, com uma terapia à base de antibióticos, anti-inflamatórios, analgésicos e dieta. Neste caso, o índice de sucesso do tratamento varia entre 70% e 100%.

Por isso, consuma em menor quantidade: doces, açúcares e massas. Frituras, ultraprocessados e embutidos: todos esses são alimentos inflamatórios, por isso não são indicados para uma alimentação para diverticulite.

Vamos lá: quando falamos em crise de diverticulite, temos uma paciente que está com dificuldades de digestão e, assim, deve ingerir alimentos de fácil digestão e com poucas fibras, além de também priorizar a ingestão de líquidos claros e chá de camomila, mantendo-se por 24 horas.

Comer alimentos frescos pode ajudar com um intestino inflamado e proporcionar alívio. Uma das melhores maneiras de começar uma dieta com esse intuito é incluir alimentos ricos em fibras, como arroz integral, quinoa, folhas verdes e legumes.

Beba bastante líquido, no mínimo, 3 litros por dia. Em jejum, beba 1 copo de água e aguarde 10 minutos para se alimentar. Evite alimentos que “prendem” o intestino como maçã, limão, batata inglesa e maisena, As fibras estimulam o funcionamento do intestino.

Coloproctologista é um médico especializado em doenças do intestino grosso: cólon, reto e ânus. Ele é o profissional responsável pelo diagnóstico e tratamento, tanto clínico quanto cirúrgico, dessas doenças.

Pessoas mais propensas a adquirir inflamação nos divertículos devem evitar alimentos que contêm amido como bolos e biscoitos e não consumir bebidas alcoólicas, frutas secas ou com fibras e cascas, aipo e cereais. Também não é recomendável a ingestão de bebidas com cafeína como o café e os refrigerantes.

Vitamina D:
importante para a saúde do sistema imunológico e pode diminuir sintomas de inflamações intestinais.