Qual o melhor Anti-inflamatório para afta?

Perguntado por: esanches . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 14 votos

Um bom remédio de farmácia é a pomada chamada Omcilon Orabase ou anti-inflamatórios como o Amlexanox 5% em forma de película, para aplicar diretamente sobre a afta também é uma boa opção. Além disso, aplicar o ácido hialurônico 0,2% reduz imediatamente a dor.

Medicamentos imunomoduladores
É o caso do vasodilatador pentoxifilina, do anti-inflamatório colchicina, e dos antibióticos tetraciclina e minociclina, que, segundo estudos, diminuem a atividade de enzimas produzidas por células inflamatórias, reduzindo a recorrência e o número das lesões.

Faça bochechos com água morna e sal, isso vai ajudar a desinfetar a afta e acelerar a cicatrização. Misture 1 colher de leite de magnésia com 1 copo de água e faça gargarejos, isso vai ajudar a recobrir e proteger a lesão de bactérias, acelerando a cicatrização.

AD-MUC é uma pomada que possui ação anti-inflamatória e antibacteriana, auxiliando no processo de cicatrização de feridas na mucosa bucal.

Os remédios mais usados no tratamento das aftas são os analgésicos, como Ibuprofeno ou Paracetamol, pois aliviam a inflamação e a dor da afta, reduzindo o desconforto sentido pelo bebê.

Venha conferir!

  • EMS 2.
  • Avert 1.
  • Bristol-Myers Squibb 1.
  • Cimed 1.
  • Legrand 1.
  • Momenta Farma 1.

Fazer bochechos com água morna com sal ajuda a desinfetar a afta e acelerar a sua cicatrização, pois o sal tem potente ação bactericida que elimina as bactérias do local. Para tal basta colocar 1 colher de café de sal num copo com água morna e fazer bochechos durante alguns minutos, 2 vezes ao dia.

Mas, para aliviar os sintomas e acelerar o processo de cura, é bastante indicado utilizar uma pomada para afta de ação analgésica. Também é possível recorrer a enxaguantes antissépticos específicos, que higienizam a boca e evitam a piora ou quadros recorrentes de aftas.

Em geral, sem nenhum tratamento, entre cinco dias e duas semanas, sem deixar cicatriz. Caso a dor permaneça por mais de 15 dias, é recomendável procurar um dentista para uma avaliação detalhada, já que a afta pode ser sintoma de outras doenças.

Algumas possíveis causas para o aparecimento da lesão podem ser: alimentos mais condimentados, frutas cítricas/ácidas, estresse, mudanças hormonais nos ciclos da mulher, traumas mecânicos por pontas pontiagudas, escovas dentais, queimaduras por alimentos sólidos ou líquidos, predisposição genética familiar, refluxos ...

Se houver muita dor ou dificuldade para deglutir, pode-se recorrer a tratamentos sintomáticos, como os bochechos com medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, assim como à aplicação de pomadas para uso oral (orabase) com analgésicos.

Por que as aftas doem tanto? As aftas são lesões ulceradas: há exposição do tecido conjuntivo, que é rico em vasos e nervos, o que provoca dor. Além disso, o quadro pode ser agravado por infecções causadas por microorganisrnos do meio bucal.

O recomendado é fazer um bochecho ou gargarejo de bicarbonato diluído em água. Dessa forma, o bicarbonato será um ótimo remédio caseiro para afta, pois irá atuar na neutralização da acidez da mucosa da boca. Esse é um dos fatores que contribuem para o aparecimento da afta e das cáries.

Algumas soluções caseiras simples ajudam a reduzir a dor e acelerar o processo de cicatrização, como:

  1. evitar alimentos quentes, condimentados, salgados, cítricos e com alto teor de açúcar;
  2. não tocar ou apertar as feridas e bolhas;
  3. eliminar o uso tabaco e álcool.