Qual o mais saudável pão francês ou tapioca?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 12 votos

A única diferença entre eles é que a tapioca não é fonte de proteínas, gordura, nem glúten, já o pão branco sim! A tapioca pode fazer parte de uma alimentação saudável e equilibrada. E pode sim ser uma boa substituta do pão branco por conter menos sódio, mais fibras, vitaminas e minerais.

“Em relação ao pão integral, a tapioca é inferior nutricionalmente. O pão integral tem uma boa quantidade de proteínas, fibras, é rico em minerais e vitaminas do complexo B, enquanto a tapioca nos oferece basicamente carboidratos”, comenta.

A tapioca tem cerca de 70 a 80 calorias em duas colheres de sopa da farinha. Um pão francês pequeno, de 50 g, tem em torno de 140 calorias.

Uma unidade de pão francês (50 g) contém 30 g de carboidratos, assim como uma fatia de tapioca (com 50 g de goma de tapioca). “Ambos podem ser considerados saudáveis quando inseridos em um padrão alimentar saudável”, completa a nutricionista.

A tapioca é uma excelente fonte de energia rápida, pois ela é um carboidrato simples, ou seja, não contém fibras. Além disso, ela estimula a ação da sua insulina, que é o hormônio responsável por transformar a glicose em energia no seu corpo.

Assim, algumas possibilidades para substituir o pão do café da manhã são:

  1. Omelete. Esta opção pode ser preparada sem gordura e é uma boa oportunidade de se agregar proteína e legumes. ...
  2. Tapioca. A tapioca contém carboidrato de baixo índice glicêmico e libera os níveis de açúcar lentamente no sangue. ...
  3. Panquecas. ...
  4. Cereais.

Depende de quem come, da quantidade, do horário e com o que você come. Se você come uma vez ao dia em uma quantidade adequada, a tapioca pode ser uma super aliada na alimentação!

Todo mundo acha mais saudável porque a tapioca não tem glúten. Mas será que é isto mesmo? A tapioca é uma ótima opção para os celíacos (alérgicos a glúten). “Ela equivale a uma fatia de pão branco ou integral.

No entanto, a tapioca contém amido resistente, um tipo de carboidrato que aumenta o tempo de digestão, ajudando a prolongar a saciedade. Por isso, quando consumida em pequenas quantidades e junto com proteínas magras e/ou sementes, a tapioca promove a saciedade, ajudando na perda de peso.

Apesar de não ser um alimento que proporcione a perda de peso, a tapioca possui diversos benefícios – por exemplo: É um bom lanche: a tapioca ajuda a repor rapidamente o estoque de energia do nosso corpo, sendo uma ótima opção para comer como lanche após um dia agitado ou um treino na academia.

Porém, o pão tem proteínas e gordura na sua composição, enquanto a tapioca é apenas carboidrato. Ambos contam com índice glicêmico alto. Isso significa que a glicose sanguínea se eleva rapidamente, gerando um pico de insulina, que, por ser um hormônio lipogênico, estimula a formação do tecido adiposo.

Uma tapioca grande feita com 5 colheres de sopa (100 gr) de goma hidratada contém 71 gramas de carboidratos. Enquanto a mesma medida de cuscuz contém em média 25 gramas de carboidratos. Além disso, a tapioca possui mais calorias e menor taxa de fibras.

Nutricionista explica que os dois subprodutos da mandioca são minimamente processados e praticamente iguais, em termos calóricos.

Este tipo de amido que não é digerido, ou seja, não é quebrado em forma de glicose, para ser absorvido pelo sangue. Entretanto, é preciso ficar atento a quantidade de ingestão da mesma, uma vez que ela possui carboidratos e dessa forma, pode aumentar os níveis de glicose no sangue em casos de alto consumo.