Qual a diferença do amido de milho e polvilho?

Perguntado por: dsalgueiro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 5 votos

Isto é, o amido é retirado do que está acima da terra. Exemplo comum é o milho de onde extraímos o “amido de milho e o arroz que obtemos o “amido de arroz”. Polvilho, ou fécula é o que se extraí das partes subterrâneas das plantas, como tubérculos, raízes e rizomas. Isto é, o que é extraído do que está abaixo da terra.

Amido de mandioca (polvilho ou fécula de mandioca)
A maioria dos cozinheiros recomenda substituir uma colher de sopa de amido de milho por duas colheres de amido de mandioca (polvilho).

A fécula de mandioca, também chamada de polvilho doce, é usada na culinária de forma semelhante ao amido de milho (maisena), podendo ser utilizada como espessante (molhos e mingaus) ou substituir parte da farinha de trigo nas receitas de pães e bolos, sem modificar seu sabor.

Maizena é uma marca de amido de milho, bastante conhecida em todo o mundo. Foi criada em 1842 nos Estados Unidos e hoje pertence à empresa anglo-holandesa Unilever. Já a palavra maisena, derivada da marca Maizena, é um denominação genérica utilizada no Brasil para o amido de milho.

O polvilho azedo é um amido modificado. O ingrediente é indispensável para a fabricação de biscoitos de polvilho e do pão-de-queijo. Para os produtores, a fécula apresenta-se como uma boa alternativa para agregar valor às suas atividades.

Fécula de Batata: A fécula de batata é um ótimo espessante, e diferente do amido de milho ele não deixa a cor opaca, por isso caso queira manter a cor de um molho ou creme brilhosa e viva é o espessante mais indicado.

Tanto o doce quanto o azedo são fabricados a partir da decantação da mandioca, no entanto, o polvilho doce passa apenas pelos processos de secagem e moagem, enquanto o polvilho azedo passa por um processo de fermentação antes de ser moído, o que resultará em um sabor mais ácido e intenso.

O Polvilho é um produto derivado do enxofre e sua finalidade principal é atuar nas assaduras, brotoejas e odores causados pela transpiração, especialmente na região dos pés e axilas, isso porque ele possui um cheiro mais forte do que o talco.

Mas, por ser um ótimo substituto da farinha de trigo, pode ser utilizado em diversas receitas culinárias, incluindo o famoso biscoito de polvilho, pães, rosquinhas, chipas e crepioca.

O polvilho, também conhecido como goma ou fécula de mandioca, é um alimento, justamente, extraído da mandioca. O polvilho carrega consigo todos os benefícios dessa raiz, ele é rico em carboidratos, vitamina B9 (ácido fólico), vitamina C, magnésio, manganês e cobre.

O amido de milho é rico em vitaminas, como a do tipo A, E e do complexo B. Ele também possui cálcio, potássio, fósforo, magnésio e zinco. Podemos dizer que ele auxilia em uma alimentação mais saudável e equilibrada e é uma ótima fonte de energia para o corpo, pois fortalece o sistema imunológico.

A função do amido de milho é dar liga aos preparos e dar uma certa consistência aos pratos. Mas o uso deste amido não acaba na parte gastronômica, ele pode ser usado também para uso cosmético e até mesmo como produto de limpeza.