Qual o maior exemplo de família na Bíblia?

Perguntado por: arosa . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 8 votos

No início do Velho Testamento, encontramos alguns exemplos bem conhecidos de famílias da Bíblia. Abraão, Isaque e Jacó seguiram o mandamento de Deus de se casar e ter filhos. Abraão e Sara exerceram fé para finalmente desfrutar as bênçãos de terem seu filho Isaque (ver Gênesis 21).

“Crê no Senhor Jesus que será salvo tu e tua família” (Atos 16.31).

1- Abraão:
Deus escolheu e chamou Abraão quando ele ainda vivia em Ur dos Caldeus. Ele pertencia a uma família pagã. Porém, ele acreditou em Deus de todo o coração e, assim, venceu todas as impossibilidade e se tornou pai de nações.

Em resposta à oração, Deus ordenou a Davi lutar pela sua família e prometeu que ele tomaria de volta tudo quanto os amalequitas haviam levado. Davi lutou, venceu e tomou de volta as mulheres, os filhos e as filhas.

A família é o melhor lugar para aprendermos a amar um ao outro da forma que o Pai Celestial ama cada um de nós. A Igreja de Deus existe para ajudar as famílias a obter bênçãos eternas. Cremos que a maior bênção que Ele nos dá é a capacidade de voltar a viver com Ele no céu junto com nossa família.

Os quatro principais são:

  • "Eros" (amor romântico, paixão no relacionamento de um casal)
  • "Filia" (amizade e companheirismo entre amigos e irmãos)
  • "Storge" (afeição e afeto entre pais e filhos)
  • "Ágape" (amor divino e sacrificial de Deus pelos homens)

Para todos esses problemas familiares e para todos esses lares em sofrimento, Deus tem a solução. Ele promete em Sua Palavra que trará felicidade sobre o lar e a família do marido que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos. Promete abundância de alimento, prosperidade no trabalho em tudo o que o homem fizer.

O Senhor ordenou que os filhos honrassem os pais, dizendo: “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra” (Êxodo 20:12). Honrar os pais significa amá-los e respeitá-los. Também significa obedecer a eles.

O texto de Provérbios 22:6, na Versão Almeida Revista e Atualizada no Brasil, está assim traduzido: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dele.”

Roboão teve dezoito mulheres e sessenta concubinas, e teve vinte e oito filhos e sessenta filhas. Dentre suas esposas, a Bíblia menciona: Maalate, filha de Jerimote, filho de Davi e Abiail.

Jesus ensinou sobre o casamento
Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e unir-se-á a sua mulher, e serão os dois uma só carne; assim já não serão dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem” (Marcos 10:6–9).

Salmo 93 - Bênçãos para a família
O teu trono está firme desde então; tu és desde a eternidade.