Qual o efeito colateral do açúcar xilitol?

Perguntado por: amaldonado . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 18 votos

A ingestão excessiva de xilitol pode provocar excesso de gases, inchaço abdominal e diarreia em algumas pessoas. Por isso, o uso do xilitol só deve ser feito conforme orientação do médico ou nutricionista, principalmente em casos de diabetes ou hipertensão, ou gravidez, por exemplo.

Cuidados no consumo do xilitol: o adoçante pode trazer problemas de saúde?

  • Distensão abdominal;
  • Gases;
  • Náuseas;
  • Diarreia.;

Além do mais, o xilitol é considerado de baixo índice glicêmico, o que já o torna uma melhor opção para os diabéticos. No entanto, quando o assunto é saúde, é sempre bom consultar o seu médico de confiança para se certificar sobre o que você pode ou não consumir.

A dose segura para o consumo do xilitol é de no máximo 60g por dia, sendo que o excesso pode ter efeito laxativo. E mais importante ainda: lembre-se de não habituar o seu paladar ao sabor doce e aos poucos ir tirando isso da sua rotina.

O xilitol apresenta 40% menos calorias que o açúcar tradicional, por esse motivo também é indicado para quem deseja emagrecer e busca uma redução de calorias e carboidratos na dieta.

Contraindicações. Pessoas com síndrome do intestino irritável não devem usar o xilitol. Isso porque esse adoçante é pouco absorvido no intestino, sendo fermentado pelas bactérias intestinais e causando sintomas como dor, excesso de gases e diarreia. Conheça outros sintomas da síndrome do intestino irritável.

Os melhores adoçantes para a saúde, de acordo com os especialistas, são os de origem natural, como stevia, xilitol e eritritol. Têm segurança estabelecida e costumam conferir dulçor semelhante ao açúcar, além de apresentar poucos efeitos colaterais e serem estáveis à temperatura do cozimento.

“Dentre os diferentes tipos de açúcar, os que possuem menor processamento são sempre mais indicados, como o mascavo e o demerara. Os mais refinados, como o cristal, o refinado e o de confeiteiro, são os mais prejudiciais à saúde, pois passam por processamentos químicos em sua elaboração.

O xilitol é um poliol, um tipo de açúcar. Também é poliol o eritritol, manitol e sorbitol. Ele não é digerido completamente no estômago e por isso sofre fermentação no intestino.

O recomendado, então, é que os pacientes deem preferência aos adoçantes dietéticos, que são fabricados com restrição de sacarose, frutose e/ou glicose. O xilitol, o eritritol e a stévia, por exemplo, são as opções de adoçantes para diabéticos.

Armazene em local fresco e seco, de preferência em um pote de vidro hermético.

o adoçante stevia apresenta praticamente zero carboidrato; o eritritol também tem quase zero carboidratos (2 ou 3g a cada 100g); o xilitol tem cerca de 60% da sua composição de carboidratos absorvíveis.