Qual material foi feito o primeiro avião?

Perguntado por: harruda . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 19 votos

O 14-Bis era feito de madeira, bambu e seda japonesa nas asas. Por causa dessa matéria prima, o avião era leve: pesava cerca de 260 kg. Nas suas invenções seguintes, Santos Dumont buscou reduzir ainda mais o peso da aeronave.

Os primeiros registros
Acredita-se que tal pombo usava um jato de ar para alçar voo. Este seria a primeira tentativa bem sucedida de voo. Já em 300 a.C. os chineses inventaram a pipa. A insistência do homem em produzir algo que pudesse voar persistiu por muitos anos.

Após uma tentativa fracassada de fazer voar um helicóptero, Santos Dumont construiu em julho de 1906 uma máquina híbrida, um avião unido a um balão de hidrogênio. Como o balão utilizado foi o N° 14, o híbrido recebeu o nome de 14-bis (o "14 de novo").

  • Irmãos Wright
  • Santos Dumont
  • Victor Tatin
  • E. Lilian Todd

Historicamente, dois episódios dividem a paternidade da aviação: o primeiro voo do 14 Bis, de Santos Dumont, nos campos de Bagattelle, em Paris, no dia 23 de outubro de 1906; e a aeronave criada pelos estadunidenses Irmãos Wright em 17 de dezembro de 1903, que teve voo controlado por alguns quilômetros.

20 horas

Tempo máximo de voo de uma aeronave comercial
Em geral, as aeronaves comerciais podem voar continuamente por até 20 horas, dependendo do modelo específico e das regulamentações da companhia aérea.

O monumento 14 Bis, avião inventado por Santos Dumont, passa por uma nova restauração. A réplica, localizada na Praça Bagatelle, de cidade de nome homônima, foi construída no final da década de 1990 e homenageia o pai da aviação.

História. O voo do Oiseau de Proie III na capa do Le Petit Journal de 25 de novembro de 1906. O 14-bis era inicialmente constituído por um aeroplano unido ao balão 14, em testes feitos por Santos Dumont em meados de 1906 – daí o nome "14-bis", isto é, o "14 de novo".

O voo que marcou a história
Após desenvolver e voar em outros 6 dirigíveis, Santos Dumont criou o 14 Bis (também conhecido como Oiseau de Proie, que em francês significa “ave de rapina”). Este avião era um aeroplano branco cujas asas foram feitas de pipas-caixa e continha um motor de 50 cavalos-vapor.

O avião voa por causa do formato das asas e de outras partes, como turbinas e pás, que geram impulsos. Além disso, os caminhos que o ar percorre por todo o comprimento do avião geram diferenças de pressão que permitem o vôo.

Ele resolve um problema secular. Além disso, a descoberta permitiu a era das navegações aéreas", afirma. Segundo o que Visoni pesquisou, Alberto Santos Dumont disse, em várias entrevistas, inclusive pouco antes de morrer, que a maior felicidade dentre todas as emoções foi a conquista da dirigibilidade.

As asas construídas no avião que fazem o avião voar, pois quando o vento forte bate de baixo faz com que as asas sejam sugadas para cima, gerando a força necessária para o avião sair da Terra. Assim, o vento conseguiu vencer o próprio peso do avião e fazer com que ele decolasse por seus próprios meios.

O 14-bis, por sua vez, nome do avião que Santos Dumont criou, voava direitinho (o nome original dele na verdade era Oiseau de Proie II, mas não foi assim que ele ficou conhecido). Seu voo histórico aconteceu em 23 de outubro de 1906 no campo de Bagatelle, em Paris, na França.

Opa, foi só falar nisso que o Soneca acordou. Avião é uma palavra que foi feita bem antes de existir o próprio, e é derivada do Latim avis, “ave”. Foi um francês, Landelle, que a usou primeiro num tratado chamado Aviation ou Navigation Aérienne, “Aviação ou Navegação Aérea”.

querosene de aviação

O querosene de aviação, também conhecido como QAV, é o combustível que abastece aviões e helicópteros dotados de turbina a jato, turboélices ou turbo-fans. Seu principal uso é no transporte aéreo comercial.

12.192 metros

Agora, se pensarmos nos jatos comerciais, a altura máxima que um avião pode voar aumenta consideravelmente. Por exemplo, aviões de passageiros e cargas produzidos por Embraer, Airbus e Boeing têm a altura máxima de voo variando entre 10.972 e 12.192 metros de altura, de acordo com cada fabricante.