Qual marca de ventilador de teto gasta menos energia?

Perguntado por: egodinho . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 8 votos

Para quem procura saber qual é o ventilador mais econômico, o modelo de coluna Mallory Air Time TS Gold pode ser excelente resposta. Conta com 126W de potência, perfeito para refrescar até ambientes maiores. Além da eficiência, algumas grandes vantagens do ventilador Mallory são o seu controle remoto e o painel touch.

O modelo Fênix da Ventisol se mostrou a melhor alternativa de ventilador de teto custo-benefício. Ele tem 3 pás, e além dela um lustre para duas lâmpadas, aumentando a iluminação do ambiente.

Melhor ventilador de teto: os 7 melhores em 2023

  • Ventilador de Teto Ventisol Fênix.
  • Ventilador de Teto Arno Ultimate VX10.
  • Ventilador de Teto Tron Mareiro.
  • Ventilador de Teto Ventisol Wind Premium.
  • Ventilador de Teto Ventisol Petit 3 Pás.
  • Ventilador de Teto Spirit 201 Branco.
  • Ventilador de Teto Mondial Maxi Air VTE-01 3 Pás.

17,28 kWh

Um ventilador de teto consome 17,52 kWh mensais, se usado durante 8 horas por dia. Já um ventilador de mesa gasta um pouco menos: com o mesmo tempo de uso, tem um consumo de 17,28 kWh em um mês.

Desta forma, confira a seguir quais são as marcas de maior destaque no mercado quando o assunto é a compra de um ventilador:

  • Arno;
  • Mondial;
  • Philco;
  • Britânia;
  • Ventisol;
  • Mallory.

Para que seja eficaz, o ventilador de teto deve ser escolhido de acordo com a área do ambiente que será instalado. Isso porque existem modelos que ventilam até 6 m², 20 m², 28m² ou até mais. Assim, quanto maior o tamanho do espaço, mais compridas devem ser as pás.

Terral

Um dos Ventiladores de Teto Mais Potentes
Segundo o fabricante, o Terral é o ventilador de teto mais silencioso disponível no mercado. O motor de alto rendimento produz boa ventilação mesmo em ambientes espaçosos e abertos.

- O que realmente influencia na eficácia de um ventilador de teto é o seu número de rotações por segundo ou RPM. Então, além de verificar a vazão do aparelho, não se esqueça de verificar esse número. Uma ventilação satisfatória, para locais quentes, costuma ser maior de 250 RPM.

A maior diferença entre os 2 ventiladores é a sua rotação por minuto: o ventilador de 2 pás tem 440 rpm, enquanto o de 3 pás tem 420 rpm. Porém não quer dizer que o de 3 pás é mais fraco e sim que proporciona um vento menos concentrado.

130w

Já a potência total dos aparelhos costuma variar entre 50w e 130w. A melhor forma de escolher um ventilador de teto eficiente é encontrar um modelo de categoria A ou B no selo Procel. Falando da velocidade, ventiladores de teto costumam variar entre 2 e 4 opções, de vento suave a mais forte.

Marcas como Ventilador Arno, Modelo de mesa e Mondial são referências no mercado e possuem modelos de coluna com ótima relação custo-benefício.

Aparelhos que transformam energia elétrica em calor, como geladeiras e chuveiros, são os que mais impactam na conta de luz. No entanto, sem uso consciente, até mesmo itens como computadores e videogames podem pesar no final do mês.

Ar-condicionado e geladeira estão entre os que mais gastam energia, já que usam a luz para alterar a temperatura do ar e de alimentos. Quanto mais antigo é o aparelho, maiores são as chances de ele aumentar o valor da conta de luz, por conta de tecnologias menos eficientes.

O maior risco provocado pelo uso prolongado do ventilador é o ressecamento das vias respiratórias e da boca.