Quanto tempo após o pagamento do licenciamento posso imprimir o documento?

Perguntado por: eperalta . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 6 votos

Quanto tempo demora para liberar o CRLV digital? O acesso ao licenciamento digital costuma ser liberado aos proprietários 24 horas depois do pagamento do licenciamento e outros débitos que o motorista tenha. Ou seja, após o pagamento, basta esperar um dia para acessar e baixar o documento digital do veículo.

A emissão do licenciamento será realizada em até 7 dias, após o pagamento da taxa de licenciamento e de eventuais débitos pendentes (IPVA, DPVAT e multas). Verifique aqui se o seu licenciamento já está disponível para impressão pelo portal do Detran.SP e download no aplicativo CDT.

O órgão explica que, após pagar as taxas, pode levar até 20 dias úteis para o pagamento ser compensado no banco. Só a partir daí o aplicativo reconhece a regularização e libera o documento.

Após o pagamento da taxa, o documento ficará disponível no app entre 1 e 5 dias úteis, caso não exista nenhuma pendência. * Caso você já tenha um CRLV no seu app Zul+, você deve clicar nos três pontos no canto superior direito e clicar em “Emitir novo documento”.

Não. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) é de porte obrigatório.

A impressão deverá ser em papel sulfite branco e formato A4, com tinta preta, em página única. Para obter a versão para impressão, o proprietário deve acessar o Portal de Serviços do Denatran ou o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (o da CNH e do CRLV digitais).

Após o pagamento da taxa de licenciamento no sistema bancário, estará disponível o download e a impressão do CRLV diretamente no portal do Detran.SP, no aplicativo “CDT - Carteira Digital de Trânsito” do governo federal e ainda no portal de serviços do Denatran.

A emissão é inteiramente online e não é necessário comparecer ao Detran local para obter o documento digital. “O CRLV-e somente será expedido após a quitação dos débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito, vinculados ao veículo, bem como o pagamento do Seguro Obrigatório (DPVAT)”.

Conforme o órgão, o principal motivo para não conseguir gerar o documento são débitos pendentes do veículo. “O proprietário do veículo deve fazer a consulta e quitá-los para ter acesso ao CRLV-e. Nesse sentido, para mais orientações, o cidadão deve entrar em contato com o Detran local”, explica.

Situações mais comuns que impedem a atualização do CRLV 2023
São elas: Não ter pago as GRTs de 2022 e 2023; Para os veículos a gás, não ter realizado a vistoria do GNV no ano corrente (CSV);

Como baixar CRLV de outra pessoa
Só é possível baixar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo na versão digital no nome de outra pessoa se for feito o cadastro no aplicativo CDT com os dados dela.

Licenciamento do carro atrasado não é mais motivo para guinchá-lo, segundo a nova Lei 14.229/21 sancionada em outubro pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro.

É muito importante esclarecer que não há tolerância para licenciamento atrasado. Você deve quitar a taxa de acordo com o calendário do seu Estado. Ou seja, o limite para andar com o licenciamento vencido é o mês de vencimento do seu licenciamento.

O veículo com multas não poderá ser apreendido. No entanto, é muito importante estar atento às multas, pois não é possível fazer o licenciamento anual caso tenham débitos em aberto e, se o motorista estiver circulando com o licenciamento irregular, poderá sofrer remoção do veículo.

Imprimir usando uma impressora padrão

  1. No computador, abra o Chrome.
  2. Abra a página, a imagem ou o arquivo que você quer imprimir.
  3. Clique em Arquivo. Imprimir. Ou use um atalho de teclado: ...
  4. Na janela exibida, selecione o destino e mude para as configurações de impressão de sua preferência.
  5. Clique em Imprimir.