Pode dormir com o ventilador ligado?

Perguntado por: nmoraes . Última atualização: 20 de julho de 2023
3.9 / 5 4 votos

Depende. Pode ser que sim, dependendo da condição respiratória da pessoa e, principalmente, do clima. Ou, pode ser que não, dependendo da limpeza do ambiente e do próprio aparelho.

Com o vento indo diretamente no seu peito ou via nasal, o sistema imunológico fica mais fraco, logo é mais fácil contrair vírus e bactérias, que podem causar doenças. Uma das condições mais comuns adquiridas nesse caso é a dor de garganta.

Dormir com o vento do ventilador diretamente sobre o corpo pode fazer com que os músculos fiquem rígidos ou doloridos, causando câimbras. Pessoas que dormem com o ventilador perto do rosto e do pescoço, acabam sofrendo com dor nos locais.

Diferença nenhuma faz entre ventilador ou ar para interferir no sono. Porém, se estiver muito calor e o ventilador não estiver aguentando. Possivelmente pode mexer com o seu sono. Por outro lado Ar condicionado traz um ambiente mais tranquilo, tudo indica que irá dormir melhor.

O ventilador e o ar-condicionado ressecam ainda mais o ambiente ao diminuir a umidade do ar", explica a otorrinolaringologista. A médica ainda alerta que o risco de dor de garganta aumenta quando a pessoa está com o nariz entupido ou tem alguma obstrução nasal crônica.

Ele irá utilizar todo o ar quente que entrar e refrescá-lo. 2 - Para refrescar o seu quarto! Para que você tenha uma de noite agradável de sono, o ideal é deixar o aparelho em um local que não fique muito próximo da cama e mais elevado, de preferência, perto do teto. Pois assim ele irá refrescar o quarto todo.

O truque é posicionar o ventilador de mesa para o lado da janela, como explicamos no tópico anterior, para que ele jogue o ar quente para fora. Ao mesmo tempo, coloque o ventilador de teto na função exaustor, para que ele puxe o ar quente para cima, em vez de deixá-lo circulando dentro do quarto.

Ressecamento da boca e de vias respiratórias
Dormir com o ventilador ligado pode fazer evaporar o suor e a umidade do corpo, causando desidratação e ressecamento da boca e das vias respiratórias. Aliás, se você mora em uma região seca, o cuidado deve ser redobrado, pois os sintomas podem ser ainda mais acentuados.

Segundo Fausto Nakandakari, otorrinolaringologista do HospitaL Sírio-Libanês dormir com o ventilador ligado pode causar inflamações e ressecamento das vias aéreas por causa da poeira e da sujeira que estão no ambiente e são dissipadas pelo vento.

Uma ótima dica é posicioná-lo ao lado oposto da janela aberta, isto é, de frente para ela. Mas atenção, ele não deve ficar tão próximo, apenas virado em sua direção para dispersar o ar quente.

Os ambientes fechados facilitam a propagação de vírus e bactérias que podem resultar em diversas doenças, principalmente durante o inverno, quando as temperaturas se tornam mais baixas e o ar mais seco, contribuindo para que o organismo fique mais vulnerável e propenso a infecções.

O excesso de calor afeta o sistema nervoso central e pode causar o aumento da pressão, fazendo com que a pessoa tenha constante sensação de cansaço. O refresco promovido pelo ventilador recarrega as energias e nivela a pressão sanguínea, proporcionando bem-estar.