Qual idade pode dar mel para o bebê?

Perguntado por: drocha2 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 9 votos

O mel só pode ser consumido por crianças a partir dos 12 meses. Isso porque o mel pode conter esporos de uma bactéria muito agressiva para o lactente chamada Clostridium botulinum. Essa bactéria é a responsável pelo botulismo, doença séria que pode matar a criança por envenenamento.

Não se deve dar mel a bebês com menos de 2 anos pois pode conter a bactéria Clostridium botulinum, um tipo de bactéria que causa o botulismo infantil, que é uma infecção intestinal grave que pode causar paralisia dos membros e até morte súbita.

A revisão também aponta que não é recomendado dar mel para crianças com menos de um ano de idade , pois o mel de abelhas pode estar contaminado por uma bactéria (a Clostridium botulinum) que pode provocar uma doença (o botulismo) grave nos pequenos, que têm um sistema imune mais frágil.

Sim! A partir de 1 ano de idade já não há mais restrição ao mel pelo risco de botulismo, porém costuma-se esperar até 2 anos de idade para se iniciar o consumo de mel devido a alta quantidade de açúcar que esse alimento contém! Mel pode ser um ótimo aliado contra a tosse de quadro gripal!

Se o bebê ingerir o mel é necessário procurar um pediatra imediatamente. O diagnostico será feito observando sinais clínicos e em alguns casos pode ser solicitado exames laboratoriais.

Mito 1: “Posso dar mel 'puro' ou 'orgânico' ao bebê?” Dar mel para o bebê pode ser muito perigoso. O mel só pode ser consumido por crianças a partir dos 12 meses. Isso porque o mel pode conter esporos de uma bactéria muito agressiva para o lactente chamada Clostridium botulinum.

Inalação, umidificador, mel…
Existem outras estratégias popularmente adotadas para tentar aliviar a tosse de resfriado em crianças, como inalação com soro fisiológico, uso de umidificador no quarto ou uma colherada de mel antes de dormir.

Uso de uma bacia no quarto da criança com água.
Essa recomendação existe porque a umidade irá enfraquecer a mucosa do nariz, tornando-a mais fácil de ser retirada do narizinho do bebê. Assim, o corpo consegue expelir todo esse catarro com mais facilidade.

Aposte na inalação de ar úmido
Para isso, é recomendado usar um aparelho nebulizador com soro fisiológico, instalar um umidificador de ambiente no quarto da criança ou dar banhos mornos, para que ela possa inspirar o vapor de água disperso no ambiente e obter algum tipo de alívio.

Como administrar? Uma colher de mel três vezes por dia já é o suficiente para ajudar a aliviar a tosse e combater a inflamação.

Aumentar a ingestão de líquidos, especialmente água, para diminuir a inflamação na garganta e diluir o catarro, colaborando para que seja expelido. Dar uma colher de mel concentrado ou diluído para crianças maiores de um ano. Usar umidificador de ar no quarto.

Crianças com menos de 1 ano não podem consumir o produto, porque seu organismo ainda não tem proteção contra a bactéria Clostridium botulinum, que pode estar presente no mel e é responsável pela transmissão do botulismo, doença que atinge os nervos e músculos e pode até matar.

Para crianças entre 2 e 12 anos, para os Propomax®/Própolis Verde/Extrato tradicional/Propolótus: A quantidade máxima recomendada é de 1 gota/kg de peso corporal por dia. Por exemplo, se a criança pesar 15 kg deve-se administrar no máximo 15 gotas, ou seja, 5 gotas de 1 a 3 vezes ao dia.