O que é bom para bico de papagaio no pescoço?

Perguntado por: ucalixto . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 19 votos

O tratamento do bico de papagaio geralmente envolve medidas para aliviar a dor e reduzir a inflamação, como medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, fisioterapia e exercícios de fortalecimento muscular.

Causas de bicos de papagaio
Devido a uma série de fatores, entre os quais o próprio envelhecimento, os discos e as articulações vão-se desgastando e provocando instabilidade na região afetada.

Manter uma alimentação balanceada e exercícios físicos para evitar o excesso de peso, vai contribuir para que você não desenvolva a doença, além de prevenir doenças crônicas. Os exercícios mais indicados para a coluna são aqueles de baixo impacto como: alongamento, bicicleta, natação e hidroginástica.

O pilates e a musculação, sempre de forma supervisionada, também são adequados”, aponta. Perder peso é fundamental para aliviar as dores e fortalecer a musculatura que sustenta o corpo e, principalmente, a coluna – chamada de core. “A melhora postural também é importante”, complementa.

Qual é o tratamento para bico de papagaio? Como outros problemas de coluna, para aliviar a dor causada pelo bico de papagaio, é recomentado o uso de medicamento, incluindo analgésicos e anti-inflamatórios. Também são indicados exercícios de fisioterapia e a recomendação de postura adequada.

O ideal é dormir de lado com o travesseiro apoiado na cabeça de modo que quem observa a pessoa deitada vê a cabeça alinhada com o resto da coluna. Não pode ser muito alto e nem muito baixo.

Apesar de não ter cura, o bico de papagaio pode piorar ao longo do tempo e, por isso, é importante realizar tratamentos que ajudem a aliviar os sintomas e promover a qualidade de vida, podendo ser recomendada a realização de fisioterapia e uso de medicamentos analgésicos.

Tratamento para o bico de papagaio
Como qualquer outra doença, o tratamento varia de paciente para paciente e depende da gravidade da inflamação. Mas, geralmente, o tratamento é realizado com uso de anti-inflamatórios e de estimulantes para produção de cartilagem.

Primeiro, é importante descansar o pescoço, evitando movimentos bruscos e mantendo-o em uma posição neutra. Além disso, podem ser aplicadas compressas frias e quentes na região. As frias auxiliam na redução da inflamação, enquanto as quentes podem ajudar a relaxar os músculos e aliviar a dor.

Manter uma postura correta ao sentar, andar e dormir. Evitar pegar em cargas elevadas. Ter um peso adequado e, se necessário emagrecer. Praticar atividade física regulamente, principalmente exercícios com pouco impacto como hidroginástica, Pilates ou andar de bicicleta.